_A 29ª edição da mostra em Goiás será realizada de 30 de abril a 21 de junho, no Setor Marista, em Goiânia, e contará com mais de 40 ambientes_
Em um tempo marcado pela hiperconectividade, busca incessante por produtividade e um volume excessivo de informações, a CASACOR 2026 propõe uma pausa e convida à reconexão com o essencial, um retorno ao lar como espaço de equilíbrio entre corpo e espírito, razão e sentimento, por meio do tema “Mente e Coração”, que conduzirá a mostra neste ano. O tema foi apresentado pelo curador da CASACOR, Pedro Ariel, especialista em tendências de decoração e comportamento, nesta terça-feira (27), na Casa Amaranta, no Setor Marista, em Goiânia.
As empresárias Eliane Martins e Sheila Podestá, franqueadas da CASACOR Goiás, receberam os profissionais que participarão da edição 2026 da CASACOR Goiás – arquitetos, designers e paisagistas –, além de fornecedores, jornalistas e pessoas ligadas ao mercado com um brunch seguido pela palestra. O evento que chega à 29ª edição no Estado contará com mais de 40 ambientes e será realizada de 30 de abril a 21 de junho, na Rua 1131, no Setor Marista, mesmo endereço da mostra de 2025.
Resgatando a célebre frase “a arquitetura é a vontade da época traduzida em espaço”, do arquiteto moderno Ludwig Mies van der Rohe, o curador da CASACOR explicou que a arquitetura reflete o seu tempo. Ela deve ser pensada não apenas como construção, mas como a materialização dos valores, desejos, avanços tecnológicos e tensões de uma sociedade em um determinado período histórico. Por isso, a missão da mostra é “promover experiências que inspiram, emocionam e ajudam a fazer escolhas que levam a um estilo de vida em sintonia com o espírito do tempo”.
Pensando no momento atual, o tema da CASACOR 2026 foi desenvolvido a partir de três características da sociedade contemporânea: hiperexposição, por meio das redes sociais e midiatização da vida privada e profissional; cobrança por desempenho e performance; e infodemia, que significa um volume excessivo de informações – verdadeiras ou falsas – que circula rapidamente, dificultando a busca por orientações confiáveis. Esse fenômeno causa confusão, ansiedade e prejudica a adesão a medidas preventivas, exigindo a verificação de fontes para combater a desinformação.
“A gente está vivendo a era da superexposição nas redes sociais, a era da supertecnologia agora com a inteligência artificial. Também existe o que a gente chama de sociedade do desempenho, que cada vez existe mais da gente. Nós passamos a nos cobrar muito por performance e desempenho. E o que isso tem provocado? Doenças mentais, como burnout, estresse, ansiedade, pânico, depressão, exaustão física e autocobrança exagerada. Então, essas são as grandes questões do momento”, afirma o curador da CASACOR.
Pedro Ariel destaca que vivemos em uma sociedade extremamente desenvolvida e mental. A inteligência artificial é a prova desse desenvolvimento tecnológico. “Por isso, o tema “Mente e Coração” propõe que a gente use o coração, ou seja, não é só inteligência artificial, tem outras inteligências: psíquica, emocional, orgânica. Então, a gente propõe olhar para essas outras questões. Lugar para se fazer isso é a casa. A casa é o grande lugar de restauro da nossa da nossa energia. A gente propõe até quase uma volta ao passado, tipo desconectar, ficar offline. Essa é a grande questão, é olhar a casa como lugar de restauro das nossas energias”, esclarece.
*Serviço*
*CASACOR Goiás 2026*
Tema: “Mente e Coração”
Quando: 30 de abril a 21 de junho de 2026
Onde: Rua 1131, Qd, 235, Setor Marista, Goiânia, GO
Instagram: @casacorgoias