Projeto oferece uma experiência ampliada e mais prolongada pelos principais pontos turísticos, históricos e culturais do município
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), iniciou nesta semana a Colônia de Férias do projeto “Turistando em VR”, uma iniciativa que une turismo, educação e inclusão social. As atividades seguem até sexta-feira (30) e beneficiam crianças de 6 a 11 anos atendidas pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Roma.
Durante o período de férias escolares, o projeto “Turistando em VR” oferece uma experiência ampliada e mais prolongada pelos principais pontos turísticos, históricos e culturais do município, por meio de passeios guiados e ações educativas que estimulam o aprendizado e a cidadania.
Na segunda-feira (26), foi realizado o City Tour História e Cultura, com visita ao Marco Zero Cultural e ao Hotel-Escola Bela Vista, proporcionado contato com pontos importantes do município e a compreensão de sua relevância histórica e cultural. Nessa terça-feira (27), ocorreu o City Tour de Aprendizados, com visita mediada ao Centro Cultural da Fundação CSN, onde as crianças puderam conhecer o local e participar de uma oficina de pintura.
A programação segue nesta quarta-feira (28), com o City Tour Lazer e Esporte, que prevê visitas à Arena Esportiva Nicolau Yabrudi (Seu Nula) e ao Estádio Raulino de Oliveira. Na quinta-feira (29), o City Tour Afropedagógico será realizado no Memorial Zumbi, com contração de histórias e exibição de filme.
Encerrando a programação, na sexta-feira (30), acontece o City Tour de Educação Ambiental, com piquenique no Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR), proporcionando contato direto com a natureza, o conhecimento de algumas espécies e a compreensão da importância da preservação do meio ambiente.
A guia de turismo da SMDET, Edna Costa, destacou a importância da iniciativa e o envolvimento das equipes e das famílias. “É muito gratificante ver o emprenho de toda a equipe do Cras Roma na organização desse grupo para participar da primeira Colônia de Férias do ‘Turistando em VR’. Ver a carinha de felicidade das crianças ao entrarem na van para o passeio, junto com os pais, todos felizes, mostra o quanto esse projeto é importante e faz a diferença na vida dessas famílias”, disse.
A programação foi pensada para proporcionar vivências diversificadas, abordando temas como história, cultura, lazer, esporte, educação ambiental e diversidade, contribuindo para o desenvolvimento social e cultural das crianças. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, ressaltou o valor da integração entre os serviços públicos e os equipamentos da cidade para realização da iniciativa.
“O Cras Roma soube aproveitar de forma muito positiva os serviços públicos e toda a estrutura de cultura, lazer e turismo que Volta Redonda oferece. Ao integrar diferentes equipamentos públicos, conseguimos proporcionar uma programação rica, segura e significativa para os participantes”, afirmou.
Fotos de divulgação/SMDET.
Secom/PMVR