Atividade realizada no início do expediente promove saúde, integração e mais disposição no trabalho
Servidores das Secretarias de Manutenção Urbana e de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa estão vivenciando uma nova experiência no ambiente de trabalho: a prática regular da ginástica laboral. As atividades acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, às 7h, no início do expediente, com o objetivo de promover bem-estar, prevenir doenças ocupacionais e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.
As aulas são ministradas pela gerente de natação e de educação física da Secretaria Municipal de Esportes, Rafaela Neves. Segundo ela, a iniciativa contribui diretamente para a redução dos riscos de LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e de outros problemas decorrentes da rotina profissional. “A atividade física está diretamente ligada ao bem-estar e à qualidade de vida. Não existem limites de idade ou profissão para movimentar o corpo. Todos podem e devem se exercitar, respeitando as condições do próprio organismo”, destaca.
Rafaela também ressalta os impactos positivos da ginástica laboral na saúde mental e no convívio social. “A prática ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, melhora o humor, eleva a autoestima por meio da liberação de endorfina, além de aumentar o foco e a concentração e combater a monotonia. No aspecto social, os benefícios aparecem na melhoria dos relacionamentos interpessoais, no fortalecimento do trabalho em equipe e na promoção da integração e inclusão”, afirma.
Entre os participantes, os relatos confirmam os resultados positivos. Joana d’Arc Sebastião, de 62 anos, servidora da Secretaria de Desenvolvimento Rural há nove anos, afirma que não perde nenhuma aula. “É um momento para aliviar as tensões do dia a dia. Aos poucos, estou levando o que aprendo aqui para dentro da minha casa, compartilhando inclusive com a minha filha”, conta.
Já Jorge Luiz Viana, também de 62 anos, operador de máquinas pesadas da Secretaria de Manutenção Urbana desde 1991, destaca a diferença sentida no cotidiano. “Com o passar do tempo, surgem dificuldades em coisas simples, como agachar e levantar. Com a ginástica laboral, isso está diminuindo, assim como as dores nas costas. A atividade trabalha todo o corpo e proporciona relaxamento muscular”, relata.
Incentivadores da iniciativa, os secretários de Manutenção Urbana, Fanuel Fernando, e de Desenvolvimento Rural, Bruno Meireles, destacam os reflexos positivos na cultura organizacional. “Estamos empenhados em promover saúde e bem-estar aos nossos servidores. Isso impacta diretamente nos resultados, no clima organizacional e na satisfação no trabalho”, concluem.