Acendimento reforçou a importância da

união de todos em prol da vida e do futuro
 


Acendimento Inter religioso
 
Acendimento Inter religioso



Representantes de diferentes tradições religiosas — igreja católica, evangélica, judaísmo, islamismo, candomblé e espiritismo — se reuniram para acender, juntos, a Árvore do Rio. O momento celebrou o respeito, o diálogo e a convivência entre crenças, reforçando que a importância da união em prol da vida e do futuro.
 

As lideranças destacaram que a integração reflete a compreensão e o respeito sobre a fé de cada um, compreendendo a diversidade. E que o Natal, uma festa religiosa, é também um momento de encontro de família e de fé.
 

Porque a luz que nos une é maior do que aquilo que nos diferencia.


No sábado, a Árvore foi acesa por uma dupla que sempre brilhou dançando nos palcos: Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus. Dois ícones da cultura brasileira, simbolizando a dança, a arte e a superação.

 

O acender da Árvore do Rio

Em 2025, a organização da Árvore do Rio prestou especial homenagem às pessoas e instituições que realizam importantes trabalhos de impacto positivo na cidade e na comunidade. Um gesto simbólico para reconhecer atuações que transformam vidas e reforçam valores.
 

Todos os dias, desde sua inauguração em 06 de janeiro, uma pessoa ou um grupo foi convidado para acender a Árvore, reforçando esse caráter democrático e agregador da festa.
 

Entre as pessoas que fizeram esse acendimento nas últimas semanas estão: Vera Cordeiro, presidente do Instituto Dara, que combate à pobreza buscando o auto sustento de famílias vulneráveis; Marcio Puga, um dos primeiros maratonistas brasileiros e que treina no entorno da Lagoa; o jornalista Ancelmo Gois; o deputado federal Marcelo Queiroz, forte defensor da causa animal; Daniel Forman, do Instituto Reação, que atende por ano cerca de quatro mil crianças e jovens focando no esporte e na educação; o artista visual Wendy Andrade, criador do projeto Retrato Negro.
 



Garis da Comlurb


Garis da Comlurb


Um dos acendimentos mais emocionantes reuniu um grupo de funcionários da Comlurb, que trabalha no entorno da Lagoa. Eles foram levados para uma suposta reunião no Lagoon, e no local encontraram o presidente da empresa, Jorge Arraes, que revelou que eles iriam acender a Árvore naquela noite.



A Árvore do Rio é um projeto realizado pela Backstage e Dream Factory. O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras, através da Lei Rouanet. Uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Brasil - do lado do povo brasileiro. O projeto tem patrocínio máster da BB Seguros e patrocínio do Boticário.