Advertisement

Projeto Piloto Empreender & Transformar disponibiliza novas turmas

 Sebrae capacita microempreendedores de comunidades periféricas de São Paulo e do Rio de Janeiro

O objetivo do projeto piloto Empreender & Transformar do Sebrae é fomentar o desenvolvimento social e a economia do país. No primeiro momento, 300 microempreendedores (formais e informais) serão capacitados. “Com isso, queremos estimular a geração de renda e a autonomia financeira dos participantes”, explica Renata de Souza, analista de Políticas Públicas do Sebrae.
 

A primeira turma do projeto foi aplicada em espanhol no CAMI - Centro de Apoio e Pastoral do Migrante, na capital paulista em maio e formou 33 imigrantes e refugiados, a maioria bolivianos que residem na cidade de São Paulo. “Foi muito lindo porque aqui aprendemos a tornar realidade nossos sonhos. Sonhos esses que, às vezes, não sabemos como realizar, mas aqui aprendemos a dar os primeiros passos”, conta Hermenegilda Sonia Limachi, uma das alunas. Nanci Guarachi, outra empreendedora que esteve na formação, destaca que para ela “é muito importante participar desse curso porque eu tenho algumas dificuldades na minha empresa, principalmente em gestão e reconhecer as fraquezas e forças do meu time de trabalho”. A ideia é que cada turma seja destinada a um público específico, conforme as características das comunidades atendidas.
 

Nessa semana, de 22 até 26 de maio, realizamos a segunda turma na Comunidade da Brasilândia, no Instituto Rosas dos Ventos, Zona Norte de São Paulo. As próximas turmas confirmadas ocorrerão na Favela México (São Vicente/SP), entre 29 de maio e 02 de junho, e em Niterói (RJ), entre 12 e 16 de junho. Outras comunidades também serão atendidas em breve, entre elas: Favela dos Sonhos (Ferraz de Vasconcelos/SP), Assentamento Rural (Limeira/SP) e na Cidade de Deus e Complexo da Maré na capital carioca. O calendário com as turmas e datas das demais regiões estão disponíveis no site do projeto (Link). A ação é gratuita e conta com certificação.
 

Turma disponível em São Vicente, litoral da cidade de São Paulo

As aulas serão conduzidas por meio da metodologia By Necessity, criada pela Besouro de Fomento Social, que consiste na formação para executar projetos de negócios a partir de 10 passos e um plano de ação: meu sonho, meu perfil, minhas possibilidades, meu negócio, minha marca, meu mercado, minhas vendas, meu time, minhas finanças e minha análise. Além da capacitação em 5 dias, os participantes recebem a sua logomarca para iniciarem a divulgação e, durante 90 dias, têm mentoria individual para desenvolverem seus negócios. “Assim, o empreendedor tem a possibilidade de tirar sua ideia de negócio do papel e transformá-la em realidade em apenas cinco dias e com baixo custo”, reforça Souza.


SEBRAE

Promover a cultura e a educação empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para as micro e pequenas empresas brasileiras, que representam 99% dos empreendimentos do país, respondendo por 30% do PIB e 54% dos empregos formais. Esses são pilares definidores da atuação do Sebrae, uma das mais reconhecidas marcas no setor produtivo brasileiro. Com meio século de história, a entidade acumula milhares de projetos e parcerias em prol dos pequenos negócios, além de milhões de atendimentos e capacitações por ano, de forma gratuita, inclusive na área da educação.


Besouro de Fomento Social

A Besouro de Fomento Social é responsável pela abertura de mais de 105 mil negócios e pela capacitação de mais de 150 mil empreendedores. Cerca de 750 mil pessoas já foram impactadas pelas iniciativas de modelagem de negócios a baixo ou zero custo com a Metodologia By Necessity (EDA/DLLLB/BSB Nº 174/17).

Nos últimos 10 anos, a Besouro expandiu sua atuação, com o pilar do Futuro do Trabalho, focando em públicos com diferentes faixas etárias. O Ensino Maker, para crianças e jovens, e o atendimento à nova Base Nacional Curricular brasileira, com o ensino de Projeto de Vida, passaram a fazer parte do seu escopo de atuação.

A Besouro é uma organização privada de interesse público, em que o capital entregue é o intelectual, e é pautada pelos valores sociais de inclusão e bem-estar. Vê nas parcerias público-privadas um caminho para o atendimento das exigências sociais.