Advertisement

Live divulgará informações sobre o Prêmio Liga STEAM 2023

Apresentação acontece dia 25, às 19h30, no canal do Youtube da Fundação ArcelorMittal


Professoras e professores de escolas públicas de Educação Básica de todo o Brasil, da Educação Infantil a partir da faixa etária de 4 anos, e do Ensino Fundamental e Médio estão convidados a participar de uma live sobre o Prêmio Liga STEAM 2023, que acontece neste dia 25, quinta-feira, às 19h30, no canal do Youtube da Fundação ArcelorMittal.

A live do dia 25 será conduzida por Leandro Holanda e Lilian Bacich, especialistas na abordagem STEAM, e será uma ação informativa sobre o Prêmio Liga STEAM, cujas inscrições estão abertas até o próximo dia 4 de junho. Em 2022, foram inscritos mais de 1.800 projetos de quase 800 escolas de todos os cantos do país.

No prêmio deste ano, ganham os três projetos de cada categoria que desenvolverem as melhores ideias para solucionar desafios de suas comunidades. Nas categorias do Ensino Fundamental, a partir do 3º ano, e na do Ensino Médio, cada uma das escolas vencedoras será premiada com um laboratório de robótica. Na categoria que reúne a Educação Infantil a partir de 4 anos e turmas até o 2º ano do Ensino Fundamental, a escola vencedora receberá uma brinquedoteca. Para os segundos e terceiros lugares de cada categoria, os prêmios são em dinheiro, a serem revertidos em equipamentos e benfeitorias para as escolas.

Não é preciso ter um projeto pronto para fazer a inscrição no Prêmio Liga STEAM. Além da live de quinta-feira, professoras e professores inscritos terão acesso a uma formação de 20 horas sobre a abordagem STEAM, realizada pela Tríade Educacional, preparando-os para conceber e estruturar os projetos que realizarão com seus alunos.

Promovido pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional, o Prêmio Liga STEAM 2023 visa incentivar o desenvolvimento de projetos STEAM nas escolas brasileiras.

Interessados podem obter mais informações sobre o Prêmio Liga STEAM e fazer suas inscrições no site Liga Steam.

 

O que é a Liga STEAM

A Liga STEAM foi criada pela Fundação ArcelorMittal para conectar parceiros relevantes e somar forças para investir na educação do Brasil. Hoje, em conjunto com a Fundação Banco do Brasil, a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, a Liga STEAM é um dos maiores programas de formação gratuita de educadores em STEAM do país. “O futuro do país passa, necessariamente, pela educação, e começando a investir nela hoje, estaremos trabalhando por um amanhã melhor”, diz Herik Marques, diretor-superintendente da Fundação ArcelorMittal.

O que é STEAM - Muito difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, a abordagem STEAM propõe a aprendizagem a partir da resolução de problemas reais do dia a dia, baseada em projetos que valorizam a contribuição coletiva dos alunos com a aplicação de conhecimentos das áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática

Sobre a Fundação ArcelorMittal - Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2022, mais de R$73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados.

Sobre a Fundação Banco do Brasil – Em 1985, o Banco do Brasil instituiu a Fundação BB para contribuir para a transformação social dos brasileiros e o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado (ISP) do BB e de parceiros, declarada o coração social do Banco do Brasil. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas. Os eixos de atuação são: Tecnologia Social (eixo transversal), Educação para o Futuro, Meio ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado.

Sobre a Associação Voluntários para o Serviço Internacional – AVSI Brasil - Organização brasileira sem fins lucrativos, foi constituída em 2007 com a missão de tornar as pessoas protagonistas de seu desenvolvimento, de sua família e de sua comunidade, por meio de projetos sociais em contextos de vulnerabilidade ou emergência humanitária. No contexto internacional, é vinculada à Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua em 39 países, presente no Brasil desde a década de 1980 e que estimulou a criação da AVSI Brasil.

Sobre a Tríade Educacional - É referência na formação docente e na produção de materiais relacionados à educação inovadora, envolvendo temáticas como Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e STEAM. Seus diretores, Lilian Bacich e Leandro Holanda, são autores de materiais que são bases de propostas de formação nessas temáticas pelo país e têm impactado milhares de educadores e centenas de instituições de ensino nos últimos 10 anos.

 

Serviço:

Prêmio Liga STEAM
Informações, edital e inscrições em Liga Steam