Advertisement

Como os cuidadores são importantes na rotina de pessoas com transtornos mentais

 


 

A psicóloga Tais Fernandes conta como o Grupo Said atua nesses casos

Maio de 2023 - Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) 86% dos brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno mental. Algumas famílias necessitam de auxílio especializado para cuidar e orientar no cuidado com pessoas com algum grau de comprometimento mental, uma vez que eles necessitam de uma atenção diferenciada.

Diante disso, a Tais Fernandes, psicóloga do Grupo Said, empresa de cuidadores de idosos e de pessoas com deficiência, explica que ter um profissional capacitado pode ajudar por terem uma formação especializada e indicada nesses casos.

“Esses cuidadores aprendem a ter uma escuta ativa e um atendimento humanizado, dessa forma realmente entendendo a demanda e escutando o que o paciente deseja, não apenas com palavras, como também por meio de interpretação comportamental”, complementa.

Além disso, garantem técnicas de manejo em situações diversas, sabendo lidar com momentos de adversidade, como comportamentos agressivos, dissociativos, delirantes, depressivos, ansiosos, entre outros. Nestas situações a condução do profissional pode impactar na intensidade e na durabilidade dos acontecimentos.

Taís conta que os cuidadores também são treinados para estimular cognitivamente tais pacientes, para que exercitem a saúde mental, de acordo com sua capacidade e limitação.

“ Cuidar também é vida, olhar para o outro despido de preconceitos e opiniões próprias é sinônimo de liberdade. Para atuar eticamente é necessário fazer esta reflexão. Por isso, o cuidador conta com empatia e muito respeito, entendendo que todos vivemos vidas diferentes e toda existência deve ser respeitada e aceita”, finaliza a psicóloga.

Sobre o Grupo Said

Com quase duas décadas de trajetória no mercado, o Grupo Said é uma empresa especializada no atendimento domiciliar de idosos e também de pessoas com necessidades especiais. Além disso, os atendimentos também podem ocorrer por tempo determinado em hospitais. Assistidos por uma equipe completa, que inclui cuidadores, enfermeiros, médicos, psicólogos, nutricionistas, ambulância de remoção simples e emergencial, e muito mais, os pacientes encontram o diferencial que procuram no atendimento a suas necessidades e de seus familiares.