Advertisement

Itatiaia segue com o trabalho de combate à dengue

A Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria de Saúde divulgou o último levantamento dos casos de dengue no município. Segundo o setor, em 2023, até o momento, foram confirmados 25 casos de Dengue no município, sendo nenhum hemorrágico.  

De acordo com a Vigilância Ambiental, responsável pelo trabalho de prevenção e combate ao mosquito, periodicamente a equipe realiza visitas domiciliares, orientando os moradores e verificando possíveis criadouros. Caso necessário, aplicam o inseticida Natular Espinosante, uma pastilha que é colocada em reservatórios de água que não podem ser eliminados, e tem uma duração de até 2 meses.  

Além disso, as visitas são feitas de maneira mais constante em pontos específicos como cooperativas de reciclagem, borracharias, etc.  

A Vigilância Ambiental explica ainda que quando há registro de casos suspeitos, a equipe realiza o bloqueio na residência e em um raio de 150 metros do local, aplicando o inseticida Cielo ULV. O produto é utilizado na casa e nas proximidades da casa onde há suspeita de Dengue.  

Para ajudar no combate ao mosquito, a Secretaria de Saúde segue o trabalho de conscientização nas Unidades de Ensino. Este mês, o Programa "Saúde na Escola", uma parceria da Secretaria de Saúde e da Educação, vem contando com a participação especial da equipe da Vigilância Ambiental, levando aos alunos da rede municipal de ensino ações de conscientização sobre o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika vírus, Chikungunya. As crianças aprendem a identificar locais que possam servir de criadouro e como podemos eliminar foco.  


Os contatos com a Vigilância Ambiental podem ser feitos pelo telefone: (24) 3352-4243. O setor fica localizado na Avenida dos Expedicionários, nº425, no Centro.  


O mosquito  


O Aedes aegypti é um inseto doméstico que sobrevive em locais onde tenham água parada. Nestes locais são depositados os ovos que mais tarde proliferam. É importante manter sempre o ambiente limpo e seco, evitando poças d’água. Também é recomendado o uso de telas em janelas e portas, mosquiteiros e repelentes.

 

Sintomas e diagnóstico da doença  


A febre alta é um dos sintomas da dengue, seguida de dores pelo corpo. No caso do zika, sua principal característica são as manchas avermelhadas. Já a chikungunya vem acompanhada de febre alta e fortes dores nas articulações. A avaliação de um profissional de saúde é essencial para quem estiver sofrendo alguma destas alterações físicas.