Advertisement

ADR Lider Vale se reúne com secretários de desenvolvimento da região para elaborar Diagnóstico da Mobilidade e Logística


A Agência de Desenvolvimento Regional Lider Vale Médio Paraíba (ADR Lider Vale) e o Sebrae receberam  no Hotel Bela Vista, em Volta Redonda, os secretários de Desenvolvimento dos principais municípios da região para debater e contribuir no processo de elaboração do Diagnóstico de Mobilidade e Logística.

O Diagnóstico, a partir de uma construção coletiva, pretende reunir as oportunidades e demandas locais tanto para mobilidade quanto para logística do setor produtivo, considerando rodovias, ferrovias e ainda a questão do aeroporto local. O encontro com os secretários visa entender as questões políticas relacionadas à gestão destas vias. A ADR quer saber como os municípios avaliam a presença das principais rodovias que cortam seus territórios.

Depois de ouvido o poder público, os segmentos produtivos, como indústrias e empresas de logística, também terão oportunidade de fazer suas contribuições. O Diagnóstico é uma das 16 ações do Eixo Mobilidade da ADR para promoção desta área no desenvolvimento regional.

De acordo com o presidente da ADR Lider Vale, Antônio Carlos Vilela, a iniciativa privada organizada é fundamental para contribuir com a evolução da gestão sobre áreas de atuação do poder público, como a infraestrutura. “Estamos de forma complementar mas qualitativa entregando a estes secretários sugestões, dados e ações para otimizar os modais que cortam suas cidades, reunindo as questões, os gargalos que impedem o desenvolvimento e buscando a solução de forma coletiva, com diálogo”, observa.

O diretor do Eixo Mobilidade e Logística, Péricles Aguiar, cita uma outra importante ação prevista no planejamento, que é criar uma agenda contínua entre a ADR e os secretários municipais, debatendo as pautas comuns entre todos os municípios.

Já a coordenadora do Sebrae para a região, Paola Tenchini, celebra as articulações voltadas para o progresso local. “O nosso trabalho é focado para que estas iniciativas se consolidem, se transformem em projetos, políticas e possamos de fato ver o desenvolvimento acontecendo para todos, inclusive para as micro e pequenas empresas”, comemora.