Advertisement

Anvisa aprova ampliação de Veklury (rendesivir) da Gilead Sciences para uso pediátrico no tratamento da Covid-19


O medicamento poderá ser usado em bebês a partir de 28 dias, com peso igual ou superior a 3 kg
 

São Paulo, novembro 2022 - A Gilead Sciences foi uma das primeiras farmacêuticas a promover pesquisas de terapias à Covid-19, com o desenvolvimento do rendesivir, também conhecido comercialmente como Veklury, e, nesta segunda-feira (21) recebeu mais uma aprovação da Anvisa, que ampliou o uso do medicamento que, a partir de agora, poderá ser administrado em bebês a partir de 28 dias e peso igual ou superior a 3 kg, diagnosticados com pneumonia que requerem administração suplementar de oxigênio (oxigênio de baixo ou alto fluxo, ou outra ventilação não invasiva no início do tratamento) e que apresentam risco aumentado de progredir para o estado grave da doença, bem como para pacientes pediátricos pesando ≥ 40 kg que não requerem administração suplementar de oxigênio e que apresentam risco aumentado de progredir para COVID 19 grave.
 

Para a ampliação do uso do Veklury (rendesivir), a Anvisa avaliou os dados clínicos apresentados pela empresa, considerando: que estes estudos demonstraram benefício clínico; a similaridade da ação esperada do rendesivir entre a população adulta e pediátrica; a manifestação favorável de outras autoridades regulatórias, como o FDA e da União Europeia (EMA) à ampliação de uso do medicamento para tratamentos em crianças; e o novo aumento de casos da Covid-19 no Brasil.
 

Pioneira nas pesquisas para tratamento do Coronavírus, a companhia segue apoiando pesquisas patrocinadas sobre o uso de rendesivir para a COVID-19 e colabora com agências governamentais, sistemas de saúde, instituições acadêmicas, organizações sem fins lucrativos, pesquisadores e médicos, para compartilhar informações e apoiar a resposta de saúde pública a essa pandemia. “A notícia da autorização da Anvisa de ampliar o uso do rendesivir para pacientes pediátricos é de grande importância para nós que seguimos com o compromisso de servir a toda população e disponibilizar as melhores soluções em saúde. Inclusive, esse foi o primeiro medicamento aprovado pela Anvisa para tratar casos graves da Covid-19, em março de 2021”, destaca Christian Schneider, Gerente Geral da Gilead Sciences Brasil.
 

Sobre o Veklury

Veklury é um análogo de nucleotídeo que inibe diretamente a replicação viral dentro da célula, mirando a RNA-polimerase viral de SARS-CoV-2. Testes laboratoriais in vitro em vários estudos independentes mostram que o Veklury continua a demonstrar atividade durável contra o SARS-CoV2 à medida que o vírus evolui, incluindo a variante Ômicron e suas subvariantes BA. 1 e BA. 2. Conforme novas variantes de preocupação do SARS-COV-2 emergem em todo o mundo, a Gilead avalia continuamente a eficácia do Veklury contra variantes virais.

 

Sobre a Gilead

A Gilead Sciences é uma biofarmacêutica dedicada à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para prevenção, tratamento e cura de doenças potencialmente fatais, como HIV/Aids e hepatites virais. Presente no Brasil desde 2013 com sede em São Paulo, a Gilead possui operações em mais de 35 países, com matriz em Foster City, Califórnia, nos Estados Unidos.
 

Em 2022, a empresa incorporou em seu portfólio no Brasil terapias voltadas para o tratamento de doenças oncológicas e hematológicas.