Advertisement

A conjuntura brasileira e os desafios políticos do combate ao racismo religioso

Criola, Conectas e Portal Catarinas realizam quarto e último evento de ciclo de debates


Acontece no próximo dia 1º de dezembro o último encontro do ciclo de debates sobre racismo religioso promovido, ao longo do ano, por Criola, Conectas e Portal Catarinas, com apoio do Synergia - Iniciativa para Direitos Humanos. A transmissão “ao vivo” será pelo canal do Youtube do Catarinas, das 18h às 20h, e basta preencher o formulário disponível no link para receber um aviso antes de o evento começar.


Com o tema "A conjuntura brasileira e os desafios políticos do combate ao racismo religioso”, a iniciativa conclui o ciclo de quatro encontros cujo objetivo foi debater os impactos da violência racista junto à população negra, povos de religiões de matriz africana, povos indígenas e outros grupos sociais diretamente afetados.


Para o encerramento, este encontro propõe, além de trazer à memória alguns pontos relevantes dos três encontros anteriores, reforçar a importância do enfrentamento coletivo e estratégico do racismo religioso. Visa também aprofundar na compreensão da centralidade do território para as religiões de matriz africana e a espiritualidade indígena, assim como as nuances do racismo religioso quando interseccionado com gênero e sexualidade no contexto brasileiro.
 

Nesta ocasião, estarão compartilhando seus saberes e experiência conosco: Ana Gualbertohistoriadora e Diretora Executiva de KOINONIA; Ingrid LimeiraAdvogada, Conselheira Tutelar e Conselheira Política da Ocupação Cultural Jeholu e Yuri Silva, Coordenador Nacional do Coletivo de Entidades Negras, pesquisador-ativista antirracista, LGBTQIA+ e dos Direitos Humanos.

 

Os encontros anteriores reuniram lideranças, ativistas e pessoas da academia engajadas em torno da denúncia, pesquisa e combate ao racismo religioso no Brasil e na América Latina. Temas como a própria conceituação do racismo religioso, o papel omisso do Estado em relação a práticas discriminatórias de setores religiosos hegemônicos e suas consequências, assim como a herança colonial que perpassa toda América latina, foram algumas das discussões até aqui.

Confira lives passadas

 

Os últimos encontros estão disponíveis em Portal Catarinas. O segundo encontro também está no canal Criola Mulheres Negras.

 

SERVIÇO

“A conjuntura brasileira e os desafíos políticos do combate ao racismo religioso”

Data: 1º de dezembro

Transmissão: Canal Portal Catarinas

Horário: 18h às 20h
Inscrições: Ciclo Racismo Religioso

 

Convidades:

Ana Gualbertohistoriadora e Diretora Executiva de KOINONIA;

Ingrid LimeiraAdvogada, Conselheira Tutelar e Conselheira Política da Ocupação Cultural Jeholu

Yuri Silva, Coordenador Nacional do Coletivo de Entidades Negras, pesquisador-ativista antirracista, LGBTQIA+ e dos Direitos Humanos.