Advertisement

Oxitec lança campanha nacional do Aedes do Bem™ no Brasil, inaugurando nova era no combate ao mosquito da dengue

 

Solução sustentável de controle do Aedes aegypti estará disponível para todo o país a partir de outubro através de parcerias com distribuidores licenciados

 

A Oxitec Ltd, líder no desenvolvimento de soluções de controle biológico de insetos, anunciou hoje que sua solução Aedes do Bem™ estará disponível a partir de outubro em todo o país. Após o lançamento de sucesso da Caixa do BemTM no Estado de São Paulo na temporada 2021/22, a companhia passa a contar com distribuidores licenciados em diversas regiões do país, a fim de facilitar a logística de entrega e o acesso a novos mercados. Os parceiros farão a comercialização e distribuição da solução em todos os estados.

 

No ano passado, o lançamento comercial do Aedes do Bem™ focou em segmentos de mercado selecionados no Estado de São Paulo, incluindo residências, pequenas e grandes empresas, escolas, hotéis, organizações sem fins lucrativos e diversos outros clientes que se inscreveram para proteger seus espaços durante a alta temporada do Aedes aegypti e receberam mensalmente seu kit com a Caixa do Bem™. “A primeira temporada de vendas funcionou como um piloto comercial e estivemos muito próximos a cada um dos nossos clientes, aprendendo e otimizando a solução, a logística e a experiência com o produto antes de expandir para outros segmentos e outros estados. A resposta foi excelente”, explica Natalia Verza Ferreira, diretora geral da companhia no Brasil. Segundo ela, “nosso objetivo é conscientizar a sociedade em geral por meio de uma campanha forte, unindo empresas, o poder público e a população em torno do combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, Chikungunya e febre amarela, trazendo um impacto muito positivo na qualidade de vida de todos.”

 

A tecnologia da Oxitec foi desenvolvida para entregar, de maneira simples, sustentável e eficaz, uma ferramenta de controle do mosquito Aedes aegypti que é ativada apenas adicionando água. Isso representa um grande avanço no controle seguro e direcionado de vetores de doenças, fornecendo aos governos e comunidades uma solução inovadora e poderosa, e ao mesmo tempo simples, escalável e economicamente viável. Entre as parceiras licenciadas pela Oxitec para distribuir o Aedes do Bem™ para empresas e governos estão a Detecta, que atenderá o estado de São Paulo; a Bioseta, responsável pela região Sul do Brasil; a Prime, que comercializará a solução no Rio de Janeiro e no Espírito Santo; e o Grupo Expansão, que levará a solução para os demais estados do Brasil.

 

Algumas companhias saíram na frente e já contrataram o tratamento de suas unidades com as Caixas do Bem™ como os Estúdios Globo, o Clube Botafogo, o Grupo Socicam -- que utilizou a solução no Terminal Tietê em SP na temporada passada e agora vai expandir para 3 novos terminais em São Paulo e Campinas.Já a multinacional Corteva Agriscience vai apoiar um projeto para tratamento de áreas urbanas no município de Porto Nacional (TO). “Estamos muito bem-posicionados para atender governos, empresas e a população em geral por meio de distribuidores licenciados a partir do final de outubro, e em lojas de varejo com um produto novo para o consumidor a partir de janeiro de 2023. Com isso, será possível assegurar a cobertura de 100% da população brasileira -- um marco importante para esse Movimento do Bem, explica Daniel Wanderley, diretor de Desenvolvimento de Negócios da companhia no Brasil. “Para atender as demandas de cada região, a Oxitec qualificou os distribuidores autorizados com base em critérios de qualidade recomendados pela Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG)” diz.

 

Testes e investimentos

 

Presente no Brasil desde 2011, a Oxitec foi fundada em 2002, na Universidade de Oxford, no Reino Unido, e desde então vem investindo em soluções sustentáveis para o controle de insetos transmissores de doenças e pragas agrícolas. Este ano, a companhia deve inaugurar um complexo com 5 mil metros quadrados em Campinas (SP), para atender à demanda nacional. “Nossa nova sede contará com tecnologia de ponta para escalonarmos a produção, além de um centro de excelência em P&D que continuará avançando nosso portfólio de produtos”, afirma Natalia.

 

De acordo com a executiva, que também é cientista e doutora em Genética e Biologia Molecular, a adoção de medidas mais eficazes no controle do mosquito Aedes aegypti se faz cada vez mais importante, visto que só entre janeiro e junho deste ano o mosquito provocou mais de 1 milhão de casos de dengue no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. “É preciso inovar, já que as práticas e ferramentas tradicionais de controle do mosquito não têm gerado os resultados esperados já há algum tempo. A crescente resistência do Aedes aegypti aos inseticidas e larvicidas químicos preocupa, além do seu impacto na saúde e no meio ambiente”, ressalta.

 

“Importante reforçar que nossos investimentos no lançamento e expansão da solução são embasados em testes, estudos e pesquisas científicas conduzidos em ambientes urbanos, sob condições reais”, explica Natalia, ao se referir a projetos como parceria de longa data com a cidade de Indaiatuba, que validou com sucesso o uso do Aedes do Bem™ em larga escala, usando um novo e sustentável design de produto, ferramentas digitais e implementação de inovações nos processos de fabricação projetados para tornar a tecnologia fácil de implantar em grande escala e com bom custo-benefício.

 

Os últimos 5 anos de parceria com o Município de Indaiatuba produziram um conjunto muito robusto de dados, que foi aceito para publicação em uma revista científica revisada por pares em setembro de 2022. “Essa parceria público-privada bem-sucedida com a cidade de Indaiatuba acelerou nossa busca por alcançar o maior número possível de comunidades ameaçadas pelas doenças transmitidas por mosquitos, principalmente porque estamos prestes a entrar em um novo período de chuvas no Brasil, o que aumenta ainda mais a preocupação em relação a um possível novo boom de casos de dengue, zika vírus, febre amarela e Chikungunya.”, diz Luciana Medeiros, coordenadora de Operações de Campo da Oxitec. “É o momento de criarmos, de fato, um movimento forte para prevenir uma nova onda de pessoas afetadas”, complementa.

 

Cenário alarmante da dengue

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para prevenir e controlar doenças como a dengue e a zika é preciso lançar mão de medidas efetivas para controle do mosquito vetor. No entanto, nos últimos 20 anos, pouco mudou em relação aos protocolos de combate à dengue e à prevenção da infestação de mosquitos: nebulização com inseticidas, visitas de agentes de casa em casa e campanhas de conscientização são, atualmente, as principais armas usadas.

 

O princípio ativo dos inseticidas utilizados foi substituído algumas vezes, já que os níveis de resistência do Aedes Aegypti aos químicos utilizados têm crescido em velocidade assustadora. Larvicidas biológicos foram incorporados ao rol de ferramentas, mas dependem da visita de casa em casa ou de equipamentos mais caros de aplicação aérea e só têm efeito onde cada gota atinge a superfície -- nada de alcançar o esconderijo das fêmeas para as larvas recém-eclodidas.

 

O controle de mosquitos baseado em insetos autolimitantes -- tecnologia desenvolvida pela Oxitec -- é uma alternativa inovadora, sustentável, segura e eficaz para complementar o arsenal, e já está completamente aprovada para uso no Brasil.

 

“Este lançamento nacional também é especial não apenas porque é a primeira vez que uma solução de controle biológico do Aedes aegypti é disponibilizada ao público comercialmente, mas também porque o Aedes do Bem™ representa o trabalho de centenas de cientistas, engenheiros, especialistas em saúde pública, dezenas de instituições públicas e privadas, fundações, universidades, cidades, comunidades e moradores que contribuíram para que o Aedes do Bem™ estivesse disponível agora, pela primeira vez, para todos. Isso nos permite vislumbrar uma nova era para o controle de mosquitos transmissores de doenças -- uma em que os governos são auxiliados por cidadãos, empresas, escolas, grandes empresas e instituições. É assim que teremos impacto”, afirma Grey Frandsen, CEO da Oxitec.
 

Sobre a Oxitec

A Oxitec é líder no desenvolvimento de soluções biológicas para o controle de pragas que transmitem doenças, destroem plantações e prejudicam o gado. Fundada em 2002 na Universidade de Oxford, a Oxitec é liderada por uma equipe apaixonada composta por 15 nacionalidades e é apoiada por parceiros públicos, privados e sem fins lucrativos de classe mundial.