Advertisement

Barra Mansa dá continuidade à formação de equipe escolar

Nesta segunda-feira começou a capacitação para os diretores-adjuntos. Objetivo é alinhar as diretrizes e apresentar ferramentas que vão contribuir para uma melhor gestão escolar

 

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Educação, está dando continuidade à formação da equipe escolar municipal. Nesta segunda-feira, dia 06, os cerca de 200 diretores-adjuntos da Rede Municipal de Ensino, divididos em dois grupos, se reuniram no teatro do Centro de Educação Integrada (CEI) Vieira da Silva, no Centro, no período da manhã e da tarde. O objetivo foi agregar conhecimento, trocar experiências e apresentar ferramentas que vão contribuir para uma melhor gestão escolar.

De acordo com o secretário de Educação, Marcus Barros, o trabalho com a equipe está sendo feito em etapas, para assim contemplar todos que vão contribuir para trazer melhorias na qualidade do ensino e no dia a dia das escolas. “Nós iniciamos com os diretores, agora estamos com os diretores-adjuntos. Posteriormente vamos chegar aos professores e aos demais profissionais da Educação, que tenham interesse em aprimorar os conhecimentos”, pontuou o secretário.

Ainda segundo Marcus Barros, a capacitação oferecida é importante para compor o ciclo formador da equipe e promover o crescimento profissional. “Esse encontro é essencial para alinhar a formação dos diretores, geral e adjunto, além de oferecer a possibilidade de ascensão na profissão, através da orientação que passamos sobre o planejamento de carreira, visto que muitos têm a intenção de chegar a diretor de unidade. Então eles estão recebendo exatamente a mesma formação que oferecemos aos diretores gerais, para que em uma disponibilidade de vaga eles estejam aptos a conquistar essa oportunidade”, detalhou.

Diretora-adjunta da Escola Municipal Humberto Quinto Chiesse, Kamila Nascimento, destacou a importância da formação para o dia a dia da unidade escolar. “Desde que assumi como diretora-adjunta, converso sobre a necessidade desse tipo de formação para nós, visto que muita coisa se aprende na prática, mas uma capacitação específica nos torna de fato habilitados para ajudar o diretor geral e toda a escola”, pontuou.

Kamila avaliou positivamente o encontro e falou de sua expectativa para toda a semana e a aplicação dos conhecimentos na prática. “Esse primeiro dia foi excelente e tenho certeza que deixou a todos com imensa expectativa para participar de toda a semana formadora, aprendemos muito e de forma clara e objetiva, não sentimos a hora passar. Ouvir alguém que tem propriedade naquilo que fala faz toda a diferença e, além disso, o respeito e forma como fomos tratados. Sabemos que os desafios dentro da escola são grandes e aplicar toda essa gama de aprendizado com certeza é desafiador, se somado à realidade. Mas, é um desafio que vale a pena, pois facilita o trabalho e torna possível fazermos e realizarmos tantos projetos que ainda não havíamos conseguido. Planejar, organizar, com tanta base e conhecimento é uma receita de sucesso, e avanço que com certeza é o que desejamos e batalhamos todos os dias para conquistar em nossas unidades escolares”, concluiu a diretora-adjunta.

Programação:
06/06 – Gestão Estratégica: Gestão de Projetos e Ferramentas de Gestão para Análise de Cenários e Resolução de Problemas – Por Marcus Barros
07/06 – Gestão de Pessoas: Gestão, Líder x Chefe e Comunicação – Por Verena Sachetti
08/06 – Gestão de Resultados: Avaliações Diagnósticas, Indicadores, Ideb, AAGEs – Por Ionara Hygino e Ana Júlia Cury
09/06 – Gestão Pedagógica: Projeto Político Pedagógico, BNCC  -Por Alessandra Mara e Carla Giovanna
10/06 – Gestão Administrativa: Licitação, Contratos e Fiscalização – Por Hederson Gallantini e Morgana Vieira
13/06 – Governança e Compliance na Gestão Escolar – Por Veriane Monteiro e Dr. Rodrigo Amorim