Advertisement

60% dos RHs não têm programa de diversidade e inclusão

Apenas 25,7% das empresas brasileiras pretendem aumentar o investimento nesse setor em 2022, revela pesquisa realizada pela Catho e Reconnect

De acordo com a Pesquisa de Tendências no RH em 2022, realizada numa parceria entre a Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos de forma gratuita, e a Reconnect | Happiness At Work, empresa brasileira especializada em “Felicidade no Trabalho”, 60% dos Recursos Humanos das empresas não tem um programa de diversidade e inclusão para os colaboradores. O levantamento que revelou as principais prioridades da área contou com a participação de 874 respondentes de empresas de todo o País.

Além da maioria das empresas alegarem não terem um programa voltado à diversidade e inclusão, apenas 25,7% disseram pretender aumentar o investimento nesse quesito em 2022. Entre as demais, 35,3% das empresas têm ou mantiveram esse tipo de programa mesmo durante a pandemia e apenas 4,6% disseram ter que interrompê-los como consequência da aparição do vírus em todo o mundo.

“As empresas precisam entender que o investimento em práticas de diversidade e inclusão é muito importante para qualquer organização e que precisa estar entre as prioridades do RH. Assim, estaremos no caminho, mesmo que a passos curtos, de um mercado de trabalho cada vez mais igualitário e justo para todos”,  declara Christiana Mello, CGO-H da Catho.

“As empresas precisam entender que os temas da diversidade e inclusão são essenciais para construírem um ambiente com segurança psicológica. E isso é fundamental para a sustentabilidade e inovação dos negócios”, explica a especialista em Felicidade Corporativa, Renata Rivetti, diretora da Reconnect. 

Tendências 2022

A pesquisa ainda revelou outros pontos interessantes em relação às tendências para o mercado de trabalho em 2022. Para 77,2% dos respondentes o principal foco do setor no ano será na Segurança e bem-estar do colaborador, seguido pela Formação de Líderes, apontada por 73,3% e Cultura Organizacional com 70%. Confira a lista de tendências completa:

 

Tendências de RH 2022

  

Segurança e bem-estar do colaborador

 

77,20%

Formação de Líderes

 

73,37%

Cultura Organizacional

 

70,85%

Programas de Avaliação de Desempenho

 

70,05%

Experiência do colaborador (Employee Experience)

 

68,18%

Experiência do candidato

 

66,05%

Transformação digital no setor

 

56,36%

Programa de Jovem Aprendiz e/ou Estágio

 

53,75%

Metodologias Ágeis

 

52,40%

Employer Branding

 

50,92%

Capacitação Remota

 

50,69%

People Analytics

 

48,63%

Programas de Inclusão e Diversidade (Pessoas com deficiência, LGBT+, Terceira Idade, Refugiados, entre outros)

 

46,12%

Formatos de jornada de trabalho

 

44,06%

RH Mobile: Aplicativos para solução de problemas (Chatbot, sistemas, etc)

 

42,38%

Estrutura de trabalho remoto

 

41,45%

Inteligência Artificial

 

39,97%

Gamificação no ambiente de trabalho

 

38,23%

Anywhere Office

 

29,44%


Diversidade e inclusão na prática

Mesmo não sendo uma das prioridades na lista de tendências das ações de RH para 2022, a diversidade e inclusão sempre esteve no topo de prioridades para a Catho. Por isso,  em 2018, a empresa criou o programa “Minha Vaga por Direito” que proporciona aos profissionais com deficiência o acesso gratuito às vagas da plataforma.  Com o novo modelo de negócio da Catho, que estendeu  a gratuidade a todos os candidatos, os profissionais PcDs também passaram a ter acesso gratuito à assinatura do Plano Profissional, o que garante o destaque do currículo perante aos demais, acesso antecipado às novas vagas publicadas, além de conseguir visualizar as empresas que acessaram seu perfil. 

Pensando em atuar nas duas pontas, a Catho também criou um produto que ajuda as empresas a terem uma maior inclusão e dar oportunidade para pessoas com deficiência. Com o Recrutamento de PcD, as empresas encontram mais de 28 mil profissionais com laudo médico validado ou certificado de reabilitação do INSS, consegue combinar diversos filtros avançados para encontrar o perfil desejado e tem acesso aos laudos médicos ou certificados antes de chamar o candidato para uma entrevista. Com esse produto é possível agilizar ainda mais esse processo seletivo inclusivo realizando toda a gestão de forma totalmente online, ágil e intuitiva.

Além disso, a empresa lançou o movimento “Essa Cadeira É Minha”. A ação se posiciona em favor das mulheres e busca promover o diálogo em relação ao assunto. Dentro desse movimento, a companhia já realizou várias ações em prol das profissionais, como a ferramenta “Vagas Femininas”, uma extensão no navegador Google Chrome que adapta a descrição de cargos profissionais do masculino para o feminino e a campanha “Dia da Chefe”, para as redes sociais a fim de chamar a atenção para outra problemática trazida pela desigualdade de gênero no mercado de trabalho: o tratamento dado às mulheres que ocupam cargos de liderança.

Também com o intuito de melhorar o cenário de desigualdade de gênero, a empresa  firmou uma parceria com a escola de desenvolvedores Let’s Code, com o intuito de profissionalizar e contratar cada vez mais mulheres para atuarem no setor de tecnologia. A ação vai disponibilizar 25 vagas para um curso 100% gratuito e totalmente destinado a mulheres.

A Pesquisa de Tendências do RH foi realizada entre novembro e dezembro de 2021, em uma parceria entre a Catho e a Reconnect | Happiness At Work, contando com a resposta de 874 profissionais de todo o Brasil. Além disso, a Catho conta com mais de 400 mil oportunidades para se candidatar gratuitamente.

Sobre a Catho

Fundada em 1977, a Catho tem o propósito de mudar vidas por meio do trabalho. A empresa que desde o ano 2000 atua com um modelo 100% online, recentemente passou a oferecer planos gratuitos em todo o território nacional para que, cada vez mais, pessoas possam ter acesso a oportunidades de emprego. A empresa já foi reconhecida pelo ranking do Great Place to Work (GPTW) sete vezes: Melhores empresas para se trabalhar em Barueri e região em 2017, 2020 e 2021; Melhores empresas de tecnologia para se trabalhar no Brasil em 2018, 2020 e 2021 e Melhores empresas para mulheres trabalharem em 2021. Essas premiações reforçam a importância da diversidade e inclusão dentro da Catho, que criou a ação “Essa Cadeira É Minha”, onde se posiciona em favor das mulheres, e busca promover o diálogo em relação ao assunto a fim de empoderar as mulheres no mercado de trabalho. Além disso, o programa “Minha Vaga Por Direito” possibilita que os candidatos PcDs efetuem o cadastro de um perfil de usuário que dá acesso gratuito à assinatura do Plano Profissional para o anúncio de currículos. Atualmente a empresa conta com mais de 360 mil corporações e mais de 10 milhões de currículos cadastrados. A Catho faz parte do grupo Seek, líder mundial em recrutamento online e considerada a companhia mais inovadora da Austrália.

Sobre a Reconnect | Happiness at Work

Nascida em 2017, a Reconnect é uma empresa brasileira especializada em “Felicidade no Trabalho” (“Happiness at Work”, em inglês). Com programas e serviços que podem auxiliar corporações e pessoas físicas, seu principal objetivo é criar ambientes de trabalho mais felizes, além de culturas mais saudáveis e com mais significado.

Em 2020 firmou parceria exclusiva com a “Happiness Business School” – uma das líderes do tema “Happiness at Work” na Europa, com atuação em países como Portugal, Suíça e Austrália. E no início de 2021 a empresa firmou parceria com a Potentialife, passando a representar, no mercado brasileiro, o programa de liderança positiva criado em 2011, por Tal Ben-Shahar e Angus Ridgway, e já presente em mais de 40 países.