Advertisement

Fintech Zippi aponta perfil de gastos da brasileira

 

Foto de Artem Beliaikin no Pexels

 

Março de 2022 - A pandemia da COVID-19 fez muitas mulheres perderem seus empregos formais e virarem autônomas. Algumas precisaram ingressar em profissões consideradas historicamente como “tipicamente masculinas”, superando barreiras sociais.

 

O sexo feminino representa 46,44% dos clientes da Zippifintech que oferece o cartão de crédito semanal para autônomos. Segundo pesquisa realizada no mês de janeiro pela fintech em sua base de dados com mais de 13 mil mulheres, 23,35% do público foi identificado como autônomo, 5,96% cabeleireiras e 3,68% são manicures.
 

“Na nossa pesquisa conseguimos identificar também algumas profissões bem curiosas entre as mulheres, como ajudantes de carga e descarga, ajudantes de pedreiro, alimentadoras de linha de produção, entregadoras de delivery, motoristas de aplicativos, entre outras atividades não usuais para elas, o que mostra uma mudança de perfil das trabalhadoras no Brasil, com destaque para a atuação autônoma”, afirma André Bernardes, CEO da Zippi.

 

Conforme estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 24 milhões das brasileiras empreenderam no país em 2021. De acordo com o levantamento, elas são a principal fonte de renda da família, sendo que desde 2019, o percentual de trabalhadoras que contribuem com a renda em casa saltou de 38% para 45%, o que as deixa próximo do mesmo percentual que os homens.
 

Ainda de acordo com a pesquisa, os locais onde mais elas realizam compras são: 18,55% em supermercados e mercearias, 7,60% em restaurantes fast food, 5,57% em postos de gasolina, 5,37% em lojas de conveniência, 4,14% em serviços de motoristas de aplicativo (como Uber e 99) e 3,75% em farmácias ou drogarias, entre outros segmentos.

 

Sobre as cidades nas quais as mulheres mais realizam compras, São Paulo aparece em primeiro lugar com 17%, Rio de Janeiro em segundo com 7,59%, seguido de Salvador (5,83%), Osasco (5,21%), Recife (2,38%) e Fortaleza (1,91%).


 

Sobre a Zippi

Zippi é uma fintech que oferece o cartão de crédito semanal para autônomos. O objetivo da empresa é ser o ponto de apoio para esse trabalhador, proporcionando maior controle financeiro, menores taxas e um prazo de pagamento de fatura que acompanha o seu fluxo de trabalho.