Advertisement

Limpeza retira cerca de 1,5 mil toneladas de resíduos das ruas de Petrópolis durante a madrugada


Governo do Estado reforçou atuação das equipes também no plantão noturno. Entorno do Palácio de Cristal foi um dos sete locais que receberam a operação que conta com a parceria da prefeitura

O trabalho de limpeza e desobstrução de vias têm se intensificado em Petrópolis, na Região Serrana. Equipes do Governo do Estado atuam 24 horas por dia com o objetivo de normalizar a mobilidade urbana, possibilitando a intensificação de socorro às vítimas e a volta dos serviços essenciais a grande parte do município. Durante toda madrugada desta terça-feira (22), trabalhadores e equipes estavam em diversas vias do município e cerca de 1,5 mil toneladas de lixo foram retiradas das ruas.

As ações durante a madrugada fazem parte da força-tarefa realizada pelo Governo do Estado com a parceria da Prefeitura de Petrópolis. A operação noturna contou com 5 carretas, 10 retroescavadeiras, 24 caminhões, 2 máquinas pá carregadeira e 3 caminhões pipas. Desde quarta-feira, uma grande tarefa foi mobilizada pelo governo do estado com a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Obras, que conta com a participação de 600 trabalhadores e mais de 250 equipamentos.

- Há um esforço concentrado do Governo do Estado, com a participação de várias secretarias, para devolver aos petropolitanos a normalidade. Não sairemos daqui enquanto a rotina não tiver sido restabelecida. As limpezas e desobstrução de vias avançaram muito, mas não podemos relaxar. Ainda há muita coisa pra agir, por isso, intensificamos nossas equipes também pela madrugada”, destacou o Governador Claudio Castro.

As localidades que foram atendidas nesta última madrugada foram Rua Albino Siqueira, Rua Teresa (Pronto Socorro), Rua Souza Franco (antiga João Pessoa), Estrada Mineira, Bairro Correias e Bairro Nogueira. O entorno do Palácio de Cristal também recebeu o serviço.  

- Durante a noite tem menos pessoas e carros nas ruas, o trabalho flui melhor, por isso alcançamos bons resultados.  Já retiramos mais de 25 mil toneladas de resíduos das ruas, sendo quase 200 veículos. Chegamos aqui na terça-feira num cenário de guerra e destruição e não estamos medindo esforços para que a cidade possa voltar à vida normal o mais breve possível”, destacou o Secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos.

Força-tarefa conjunta

Desde domingo, o Governo do Estado ampliou a frente de trabalho na Rua Teresa, um dos maiores polos de moda da Região Serrana. A operação conta com duas escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira, uma bobcat, além de 12 caminhões e mais de 30 trabalhadores.

Das três grandes obstruções entre a Rua Teresa e a 24 de maio, duas já foram liberadas e algumas lojas já chegaram a reabrir nesta terça-feira. Ao todo, foram retirados 410 caminhões de resíduos da rua, que abriga cerca de 1200 estabelecimentos comerciais.

- Minha loja foi muito afetada por lama, muita água suja, que nos causou um prejuízo de cerca de R$ 200 mil a R$ 300 mil reais. Agora temos uma expectativa com a ajuda do Governo do Estado fazendo a limpeza de toda rua para que possamos voltar à normalidade. Nós, moradores, agradecemos a participação de todos que estão empenhados em fazer Petrópolis ser viável novamente", disse José Washington, 55 anos, dono de uma loja de tecidos na Rua Teresa. 

Uma equipe da Cedae também atuou durante a madrugada e fortaleceu as ações. Toda limpeza da Rua Coronel Veiga foi executada por 7 caminhões, 3 retros e 1 caminhão pipa. A força-tarefa mobilizada pelo governo do estado conta ainda com a participação das secretarias das Cidades, Ambiente, Agricultura, além da Cehab e Águas do Rio.

Durante o dia, os maquinários continuam em operação no Alto da Serra, no Centro Histórico, na Curva do S, na Rua do Túnel, Fragoso, Castelanea, Rua Teresa, Morin de Baixo, Morin de Cima, Estrada da Saudade, Correias e Bingen.