Advertisement

Escola Vocacionada Socioambiental é inaugurada em Barra Mansa


Ciep 483 - Ada Bogato, no Paraíso de Cima, irá oferecer aulas em período integral, do Pré ao 9º Ano, despertando a consciência desde o início da vida escolar

Nesta terça-feira, dia 22, foi inaugurada, oficialmente, a primeira a Escola Vocacionada Socioambiental de Barra Mansa. A unidade está localizada no Ciep 483 – Ada Bogato, no bairro Paraíso de Cima. A cerimônia contou com a participação do secretário de Educação, Marcus Barros; subprefeito da Região Leste, Marco Chiesse; representando a Guarda Ambiental, o agente Jefferson Carvalho; diretora geral da unidade, Zoraia Araújo dos Santos; diretor pedagógico, Lucas Peres Guimarães; e o vereador Jefferson Mamede.
De acordo com o secretário de Educação, a escola vocacionada servirá como forma de oferecer uma nova realidade às crianças e jovens. “Estamos em uma área de muita vulnerabilidade, mas ao mesmo tempo muito bonita e arborizada. A escola vocacionada vem para oferecer a formação integral. É o poder público fazendo o trabalho de mudança de uma realidade”.
Marcus Barros lembrou que quando a Secretaria de Educação apresentou o projeto das duas escolas vocacionadas, a de Música, no bairro Bom Pastor, e a Socioambiental os olhos do prefeito Rodrigo Drable brilharam.
“É uma escola com uma metodologia inovadora, que conseguimos implementar e operacionalizar através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc). Costumo dizer que essa escola é um laboratório a céu aberto, pois está sendo construída diariamente com corpo docente, discente e a comunidade trabalhando juntos”, destacou Marcus.
De acordo com a diretora geral da unidade, o colégio oferece aulas do Pré ao 9° Ano, de forma integral, e atualmente tem cerca de 270 alunos matriculados.
“A comunidade recebeu muito bem a notícia de que a nossa escola se tornaria vocacionada. Estaremos preparando a conscientização dos alunos para não só cuidar da nossa escola, mas também do bairro e da cidade. É um grande privilégio para nós sermos uma escola pioneira e tenho certeza que tudo que estamos construindo aqui vai repercutir muito além, com reflexos no Estado e quem sabe até no Brasil. Acredito muito no potencial de cada um que está aqui”, pontuou Zoraia.
Sustentabilidade
Para o diretor pedagógico, Lucas Peres Guimarães, a escola vocacionada tem a ideia de projetar o futuro. “Muitas vezes a gente acha que o aluno vem para a escola para ter um futuro, mas eles estão aqui para nos dar um futuro. O planeta anda muito mal, precisamos de jovens engajados e que propaguem os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Todos terão disciplinas regulares e oficinas baseadas nos objetivos de desenvolvimento sustentável, seguindo a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A sustentabilidade é a nossa palavra de ordem”, disse.
Mãe de dois alunos que estudam no Ada Bogato, Rayla Martins Rodrigues falou de sua paixão pelo colégio e de sua importância para a comunidade. “Amo esta escola e defendo com unhas e dentes. O ensino integral tem o diferencial para as nossas crianças. Vemos que a Prefeitura e o Estado se preocupam com a educação delas. É muito melhor elas estarem aqui aprendendo do que em uma tela ou com tempo ocioso. Acho importante que meus filhos vejam o respeito que eu tenho pela escola. Não adianta eu mandar neles ou apenas falar; temos que dar exemplo. Então, a presença dos pais neste momento é essencial”, disse Rayla.
Kaylan Eduarte, de 11 anos, aluno do 7° Ano, falou sobre como a escola pode contribuir para a sua formação, mesmo que não siga a carreira ambiental. “Meu sonho é ser jogador de futebol, mas tenho que pensar no futuro, não somente no meu, mas também dos que estão à minha volta e do mundo. Precisamos proteger o meio ambiente para termos um futuro melhor”, disse o jove