Advertisement

PREFEITURA DE RESENDE ORIENTA MORADORES A MANTEREM DADOS DO CADÚNICO ATUALIZADO PARA RECEBER BENEFÍCIOS DO GOVERNO FEDERAL

Dados podem ser atualizados no Cras de cada bairro. Caso as informações não estejam em dia, beneficiário pode não receber o valor


Começou a valer na última semana o novo programa do Governo Federal, chamado Auxílio Brasil. O benefício chegou para substituir o Bolsa Família às famílias que encontram-se em situação de pobreza ou extrema pobreza. O benefício faz parte da Medida Provisória nº 1.061, de agosto de 2021.

Segundo o governo, as famílias beneficiárias do Bolsa Família não precisam fazer um novo cadastro, já que a migração é automática. 


Critério de Renda

O Programa Auxílio Brasil conta com três tipos básicos de benefício. O primeiro é “Primeira Infância”, destinado a famílias que tenham crianças entre zero e 36 meses incompletos pago por pessoa.

O critério “Composição Familiar” é destinado àquelas famílias que tenham gestantes e pessoas de 3 a 21 anos incompletos (também pago por pessoa). O critério para enquadrar neste quesito é estar matriculado na educação básica, no caso de pessoas que tenham entre 18 e 21 anos incompletos. Para ter direito ao valor, crianças, adolescentes e jovens devem ter entre 60% e 75% de frequência escolar mensal, de acordo com a faixa etária.

Outro quesito é “Superação da Extrema Pobreza”, no qual o valor mínimo por pessoa é calculado e pago por família que tenha renda abaixo do valor da linha da pobreza. 

A família pode receber os três benefícios básicos. No entanto, “Primeira Infância” e “Composição Familiar” são pagos, no máximo, até cinco por família. 


Importância dos cadastros atualizados

Vale ressaltar que os benefícios do Governo Federal são intermediados pelo Cadastro Único (CadÚnico). Através desta plataforma é feita uma triagem em que o perfil das pessoas é analisado e aprovado ou não para receber os benefícios sociais. Ou seja, para receber qualquer benefício da União é necessário não somente estar inscrito na plataforma como também manter os dados atualizados. 


- Para que os moradores não deixem de receber os benefícios, é necessário que os cadastros estejam atualizados. Somente através do cadastro é possível dar entrada em qualquer que seja o benefício. O Cras oferece atendimento para esclarecer as dúvidas dos moradores e atualizar os cadastros - disse a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo. 


Em Resende, quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (24) 3354-1458, (24) 3355-0544 (também WhatsApp) e e-mail: pbfcadunico.resende@gmail.com.


Para agendar o atendimento para inscrição ou atualização dos dados no CadÚnico, é só entrar em contato com o Cras do bairro onde mora. 


Confira o telefone do Cras de cada bairro:

Toyota: 3360-5098

Paraíso: 3381-2074

Itapuca: 3360-5239

Itinerante: 3360-9510 / 98857-5515 (WhatsApp)

Lavapés: 3360-9887

Jardim Esperança: 3354-4676

Parque Minas Gerais: 3355-0267


Valor para 2022 ainda será votado no Senado

Até o momento, os novos valores definitivos não foram anunciados pelo Ministério da Cidadania. Porém, os antigos beneficiários do Bolsa Família migrarão automaticamente para o Auxílio Brasil e poderão usar o mesmo cartão e senha para sacar o valor.