Advertisement

Como ser modelo mirim: dicas ajudam a preparar a criançada

O desejo pela carreira de modelo pode surgir ainda na infância, mas para exercer a função, é preciso que os pais tenham atenção a alguns aspectos.

Foto: Anthony Shkraba/Pexels

Estampar capas de revistas, protagonizar diferentes campanhas publicitárias e desfilar nas passarelas são alguns dos compromissos da carreira de um modelo. A profissão voltada para os holofotes desperta interesse em milhares de pessoas, mas também gera dúvidas e incertezas, principalmente quando o desejo aparece ainda na infância. 

Muitos pais e familiares, ao perceberem o talento ou vontade da criança para o mundo da moda ou da publicidade, decidem procurar uma agência de modelo infantil, mas não fazem ideia sobre o que devem fazer para incentivar e ajudar o pequeno a se inserir nesse mercado de forma profissional. 

Além de beleza, espontaneidade, desenvoltura e carisma, o foco e o bom comportamento são atributos essenciais para um modelo mirim. Outras dicas podem ajudar a iniciar e conquistar uma carreira de sucesso ainda na infância.

Descubra se esse realmente é o desejo da criança

É comum pais que sonham com seus filhos desfilando em passarelas ou participando de campanhas publicitárias. No entanto, é preciso ter certeza se esse também é o desejo da criança. 

Uma carreira de modelo mirim exige compromisso, disciplina e vontade, por esse motivo, é necessário que a criança realmente esteja interessada em ingressar nessa área. Para uma criança tímida ou com vergonha de ser fotografada, esta pode não ser a melhor opção para o momento. Isso precisa ser analisado antes de qualquer decisão. 

Caso os pequenos realmente demonstrem interesse pela carreira, é importante explicar sobre os compromissos, as responsabilidades e as possíveis rejeições. Assim como em outras áreas profissionais, a carreira de modelo pode dar certo ou não, e cabe ao responsável, oferecer o suporte emocional e o diálogo sempre que demandado.

O apoio dos responsáveis é um aspecto essencial para o prosseguimento da carreira. 

Escolha uma agência de confiança

As agências são portas de entrada para o universo da moda e das campanhas publicitárias, afinal, elas fazem a intermediação com os contratantes. Antes de tomar qualquer decisão, busque informações sobre os trabalhos que a empresa já fez, converse com outros pais que têm filhos agenciados por ela, procure conhecer a equipe e como o ambiente funciona. 

É importante escolher uma agência de confiança que acompanhe o processo de desenvolvimento da criança e disponibilize sugestões sobre como melhorar a carreira do modelo mirim.

Vale ressaltar que tornar o pequeno um agenciado não significa que surgirão trabalhos imediatamente. Para participar de qualquer trabalho, as crianças passam por seleções e cabe à empresa contratante escolher o protagonista da campanha. Caso o modelo se destaque, a agência irá ajudar em todo o processo e auxiliar os pequenos em qualquer dúvida que possa surgir.

 

Faça um ensaio fotográfico

Ter um portfólio fotográfico é importante para qualquer modelo, inclusive os mirins. O popularmente conhecido book fotográfico ajuda a divulgar o trabalho da criança para campanhas futuras, servindo como uma espécie de vitrine que auxilia a exibir a desenvoltura diante das câmeras.

Antes de realizar um ensaio de fotos com a criança, é importante verificar com a agência escolhida qual o formato ou tipo de foto a empresa utiliza para divulgar seu casting. Isso ajuda a evitar gastos desnecessários como, por exemplo, realizar um book impresso quando a agência utiliza o digital. 

Invista em cursos de especialização

Por mais dedicado e talentoso que o modelo mirim seja, os cursos também são importantes e podem ser alternativas para desenvolver novas habilidades. É possível encontrar cursos de passarela, noções fotográficas, interpretação para campanhas publicitárias, entre outros.

Ter especialização em diferentes cursos pode abrir portas na carreira. O conhecimento em determinado tema é um diferencial na hora da seleção. É importante ressaltar que os estudos regulares, de modo geral, não devem ser deixados de lado. Muitas agências, inclusive, exigem a frequência escolar e boas notas do agenciado.

Atente-se aos aspectos legais

Sempre que o modelo mirim for selecionado para um trabalho por meio da agência, é preciso que os pais tenham atenção aos aspectos legais presentes na negociação e verifiquem o contrato de prestação de serviço antes de assinar.

A ansiedade ao ver o filho tendo sucesso no ramo não pode ser maior que o cuidado com os termos descritos no contrato. É preciso garantir que a empresa cumpre a legislação vigente sobre o trabalho infantil. Estar a par e de acordo com todas as cláusulas presente no documento ajuda a evitar problemas futuros. 

Outro ponto importante deve ser observado no dia a dia, seja em desfiles, campanhas publicitárias ou ensaios fotográficos. A criança não pode ser forçada a trabalhar, deve haver previsão de pausas, assim como um horário específico para o lanche e até para brincadeiras. O modelo mirim deve se sentir à vontade, confortável e sem ter nenhum direito privado durante o trabalho.