Advertisement

Centro Cultural Fundação CSN

Centro Cultural Fundação CSN apresenta exposição fotográfica que retrata a vivência da juventude urbana sob a ótica da arte e cultura dos coletivos.
 
Despertar os olhares para o cotidiano de jovens das periferias brasileiras. É esse um dos objetivos da exposição que entra em cartaz na Galeria de Artes do Centro Cultural Fundação CSN.
A exposição “O Quintal é o Mundo: Expressões Urbanas”, do fotógrafo paulista André Bueno, busca ainda contribuir para a discussão sobre a fotografia contemporânea em seu potencial libertário e humanístico, como linguagem para a emancipação e conhecimento.
O material exposto foi produzido por André Bueno entre 2001 e 2014. O fotógrafo e educador documenta o protagonismo do jovem, suas manifestações culturais como o grafite, o hip hop, música, suas brincadeiras e a “forte presença do futebol de rua e várzea na vida dos jovens brasileiros”. “Trata-se de uma exposição para a reflexão sobre os processos de construção de imagem de mundo, identidade e alternativas de expressão da juventude”, declara o fotógrafo.
As fotografias apresentadas surgem a partir de vivências, de relações dialógicas entre o fotógrafo e a juventude, durante processos educativos que extrapolam os modos formais da educação e de documentação fotográfica. As imagens em preto e branco de André Bueno representam o cotidiano de milhares de jovens brasileiros em suas formas de apropriação e ressignificação dos espaços públicos, na maneira como interagem e se encontram nas mais variadas formas de expressão corporal e artística.
André Bueno é fotógrafo, educador e produtor audiovisual, tendo como foco o trabalho voltado para fotografia documental social e educação para o desenvolvimento humano, fotografia de rua e direitos humanos. Recebeu o Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura, da FUNARTE e foi contemplado pelo Programa Valorização de Iniciativas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. André também foi convidado pelo Museu da Imagem e do Som para desenvolver o projeto fotográfico Pontos de Vista.
A exposição O Quintal é o Mundo: Expressões Urbanas abre para visitação pública na sexta-feira, 16/05, e segue até o dia 05 de julho. Os agendamentos de visitas mediadas para escolas e grupos em geral podem ser realizados pelo telefone (24) 3343-3990 ou pelo e-mail centrocultural.fcsn@csn.com.br.
Serviço:
Exposição: O Quintal é o Mundo: Expressões Urbanas
Local: Centro Cultural Fundação CSN – Vila Santa Cecília
Período: 16/05/2014 a 05/07/2014
Horário: 09h às 12h30 / 14h às 18h (segunda a sexta) | Sábado sob agendamento
Entrada: Franca
Abertura: 15 de Maio de 2014 – 19 Horas