O prefeito Jonas Marins conheceu esta semana, a central de hidratação venosa que funciona na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). A central oferece suporte aos atendimentos de casos de dengue no município e está em funcionamento desde o dia 18 de fevereiro. Barra Mansa foi o único município da região contemplado com a doação do governo do Estado de equipamentos e medicamentos para montagem da central de hidratação.
“Recebemos 10 poltronas, aparelhos de aferir pressão e bebedouros, além de medicamentos e insumos médicos para atendimento de casos suspeitos e confirmados de dengue”, contou Cláudio Leite, diretor médico da UPA. Segundo ele, a central já prestou 233 atendimentos desde sua inauguração. “Temos medicamentos e insumos suficientes para atender os pacientes na central de hidratação até o final do mês de abril. Caso haja necessidade, o governo do Estado reabastecerá a unidade”, explicou o médico.
O diretor administrativo da UPA, Vinicius Resende, ressaltou que o funcionamento da central de hidratação contribuiu para a liberação de leitos para internação de adultos. “Isso melhorou o fluxo de internação na UPA e garantiu um cuidado especial aos pacientes com suspeita de dengue, que sofrem com febre alta e dores no corpo”, comentou Vinicius.
Durante a visita, o prefeito Jonas Marins elogiou os recursos da central de hidratação e destacou o empenho da equipe de profissionais da UPA. “Assumimos a unidade em condições precárias: todos os fornecedores estavam com pagamento atrasado e alguns serviços, como o de lavanderia, estavam suspensos. Hoje, a realidade é outra, bem melhor. Sabemos que muito ainda precisa ser feito, mas tenho a certeza que a equipe dessa unidade está empenhada em oferecer o melhor atendimento à população”, pontuou Jonas.
A secretária municipal de Saúde, Amélia Feitosa, destacou que a vinda da central de hidratação venosa para a cidade foi uma verdadeira conquista. “Os números de casos de suspeita de dengue este ano aumentaram consideravelmente e a vinda desses equipamentos para a cidade vai facilitar o tratamento da doença”, declarou a secretária, que participou da visita. Estiveram presentes também vereadores e funcionários da rede municipal de saúde.