Primeira ação será realizada dia 13, na Região Leste, onde está a maior quantidade de focos do mosquito transmissor da doença
Em reunião realizada  na Câmara Municipal, a Prefeitura anunciou medidas de combate a dengue no município. A primeira grande ação, batizada de “Dia D contra a Dengue”, será realizada na próxima quarta-feira, na Região Leste, onde está a maior quantidade de focos do mosquito transmissor da doença e contará com a participação de diversar secretarias da prefeitura. O objetivo eliminar focos do mosquito transmissor e também conscientizar a população sobre a importância de fazer a sua parte. As ações serão replicadas em todo o município.  
A Comissão de Saúde da Câmara de Barra Mansa, presidida pelo vereador Dr. Ricardo Arbex (PRTB), e integrada pelos vereadores Roque Martins de Melo (PSDC), vice-presidente; e Paulo Chuchu (PSL), membro; convocou reunião para quarta-feira dia 6, com representantes da prefeitura para cobrar providências em relação à questão da Dengue no Município.
O encontro aconteceu na Câmara também e contou com a participação da Secretária de Saúde de Barra Mansa, Amélia Leonarda Pinheiro Feitosa, do Secretário de Meio Ambiente, Adauto Neves, do Diretor da Susesp, Giovani Moreira, de representantes do SAAE e da Secretaria de Educação.
Após conhecer as demandas apresentadas pelos vereadores, uma nova reunião foi marcada para a tarde dessa quarta-feira para definir ações práticas e a principal delas foi o Dia D de Combate a Dengue, começando pela Região Leste.
Além dos membros da Comissão de Saúde (Ricardo Arbex, Roque e Paulo Chuchu), participaram das reuniões, o presidente da Câmara, José Luiz Vaneli, o Leiteiro (PSDB), o líder do Governo, vereador Marcelo Borges (PT), e os vereadores Lia Preto (PR), Pedrinho (PPS), Jaime Alves (PRB), Zé Marques (PCdoB), Denilson Câmara (PRTB) e Pissula (PT).
O presidente da Comissão de Saúde, Ricardo Arbex, afirmou que, em função do surto de dengue no Município, a Comissão de Saúde foi até a Secretaria de Saúde para discutir o assunto.
- Nos passaram que a atuação da Secretaria é limitada em função da falta de pessoa e de estrutura e que seria necessário envolver outras secretarias e, por isso, nós propusemos a reunião. Nós sabemos que há dificuldades, que o material humano é escasso, mas, dentro da realidade do município, temos que agir – afirmou Arbex.
Leiteiro, presidente da Câmara, falou sobre a necessidade de ações emergenciais, preventivas e também um planejamento ao longo prazo. “Estamos recebendo diversos relatos e reclamações principalmente sobre falta de limpeza urbana no município”.
Arbex listou algumas das ações que precisam ser tomadas de forma emergencial: colocar todo operacional de agentes comunitários de controle à dengue, nas ruas; uma vez que parte está desviada de função; realizar trabalhos de educação preventiva; dar destinação correta a pneus e realizar os trabalhos de limpeza de terrenos públicos e fiscalizar a limpeza dos particulares. .
“Vamos cobrar ações imediatas e também ações a longo prazo para que ano que vem essa preocupação não se repita. É preciso tão logo acabe o período de chuvas inicie-se um planejamento e que ação de prevenção a dengue seja permanente”, afirmou Arbex.
A Secretária de Saúde parabenizou à Câmara pela iniciativa da reunião e afirmou que todo esforço será feito, em conjunto com as demais secretarias, para combater os focos da dengue. Ela assegurou ainda que os esforços serão permanentes. “Vamos fazer ações imediatas, mas temos que realizar um trabalho contínuo de prevenção”, afirmou a Secretária.