Novo facoemulsificador foi usado na etapa de janeiro do projeto ‘Revi-VER’, na Ilha São João, mas também será utilizado no HSJB. Investimento foi em torno dos R$ 400 mil

A Prefeitura de Volta Redonda faz mais um investimento na área da Saúde com a aquisição de equipamento com tecnologia avançada para cirurgias de catarata. O Facoemulsificador Alcon Legion Systen, comprado por R$ 369.068,00, já foi utilizado na etapa de janeiro do projeto Revi-VER, implantado pelo governo municipal há quatro anos e meio para ampliar a oferta de cirurgias de catarata pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e também será usado no Hospital São João Batista (HSJB), onde pacientes idosos ou com comorbidades fazem o procedimento.

As 400 cirurgias de catarata realizadas na última semana no Centro Oftalmológico Móvel, que fica na Ilha São João, contaram com o novo facoemulsificador. Considerado um equipamento moderno, com tecnologia avançada para cirurgias de catarata, o aparelho oferece um conjunto de tecnologias de ponta que garantem procedimentos cirúrgicos eficientes e seguros, sendo uma escolha confiável no campo da oftalmologia.

Outra vantagem é ser um equipamento de facoemulsificação compacto, ideal para utilização em múltiplos centros cirúrgicos, sem comprometer o desempenho. Essa característica vai facilitar o transporte do aparelho entre o Centro Oftalmológico Móvel, na Ilha São João, e o Hospital São João Batista.

Mais um investimento em oftalmologia

A aquisição do Facoemulsificador Alcon Legion Systen para utilização nas cirurgias de catarata é mais um investimento na área da Saúde, em especial na área da oftalmologia. Em julho de 2021, o projeto Revi-VER foi criado pela prefeitura para zerar a fila de espera por cirurgias de catarata pelo SUS em Volta Redonda. Com o mutirão de janeiro, o programa atingiu os 26 mil procedimentos do tipo realizados. A grande maioria das cirurgias acontece no Centro Oftalmológico Móvel, na Ilha, mas pacientes com comorbidades são encaminhados para o Hospital São João Batista.

“O novo aparelho vem para somar aos outros investimentos em equipamentos, infraestrutura e profissionais que permitiram ao HSJB bater sucessivos recordes no número de cirurgias da unidade durante o ano de 2025. E o grande destaque é a oftalmologia. A especialidade apresentou crescimento de 212,98% no ano passado, em relação a 2024, ampliando de 208 para 651 cirurgias”, comentou o diretor-geral do Hospital São João Batista, o vice-prefeito Sebastião Faria. 

O prefeito Antonio Francisco Neto afirmou que Volta Redonda é referência na Saúde pelos projetos inovadores que implanta e o Revi-VER é um deles. “É justo que um programa com esse alcance, que devolve a visão a milhares de pessoas, receba um equipamento de alta tecnologia, que passa a compor o acervo da rede municipal de saúde, garantindo mais segurança e eficiência na cirurgia de catarata ofertada em Volta Redonda”, falou Neto, lembrando que o município vai contar, em breve, com o Hospital dos Olhos, construído na Ilha São João, que vai oferecer mais conforto aos pacientes da oftalmologia.