O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (CREA-RJ) viveu essa semana um momento histórico que representou uma virada de chave: a inauguração do novo conceito de atendimento dos profissionais registrados no Conselho, que ganharam um espaço de coworking, com o redesenho da inspetoria do CREA na Barra da Tijuca, Zona Sudoeste do Rio, a região que mais cresce na cidade. O projeto piloto visa transformar as inspetorias do CREA em casas dos profissionais do Sistema Confea/Crea, em todo o estado.

 

“O Conselho de Engenharia precisa começar a pensar menos como uma máquina burocrática e cartorária e mais como um ponto de encontro dos profissionais e das empresas, a serviço da sociedade civil. Portanto, a Inspetoria da Barra da Tijuca vira uma referência porque a finalidade do Conselho é defender a sociedade contra o exercício ilegal da profissão, contra aqueles que não têm o devido conhecimento e habilitação para poder trabalhar na área, colocando toda a sociedade em risco”, afirmou o presidente do CREA-RJ, engenheiro Miguel Fernández, na solenidade de inauguração que reuniu diretores do Conselho, funcionários e profissionais, com a participação de dois representantes da Prefeitura do Rio de Janeiro: o subprefeito da Barra da Tijuca, Leandro Marques, e o subscretário de Licenciamento Ambiental do Município, Douglas Moraes.

 

Segundo dados do mercado imobiliário, a Barra da Tijuca lidera as transações de imóveis no Rio, com um aumento de 16,2% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. O presidente do CREA-RJ ressaltou a importância da Região da Barra para o desenvolvimento socioeconômico do Rio.