A Praça Édson Cortes, na Glória, região central do Rio de Janeiro, se transformou no vibrante palco da 2ª Edição da Expo Artesão, um evento que celebra e fortalece o setor de artesanato fluminense. Com a presença dos artesãos cadastrados no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, a feira foi oficialmente aberta em uma cerimônia que destacou a importância da categoria para a economia criativa e a cultura do estado, com a participação de autoridades e a homenagem a mestres artesãos. A exposição acontece até sábado (25 de outubro) com entrada gratuita.
O evento promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) tem reforçado o crescimento do setor no estado. “Estamos vivendo o melhor momento da história do turismo no Rio. Nosso trabalho é promover o Rio de Janeiro da capital ao interior, alcançando todos os segmentos do setor, incluindo o artesanato que é o nosso cartão-postal. Nossos esforços e investimentos estão gerando resultados notáveis, como por exemplo, o recorde de turistas internacionais que já passou de 1,6 milhão no Rio de Janeiro até setembro deste ano”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
A abertura do evento foi conduzida pelo subsecretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, que ressaltou o empenho da gestão para o reconhecimento da categoria. "O turista quando chega aqui no Rio de Janeiro quer levar uma peça, um presente. É o artesanato que produz, é o artesanato que dá essa possibilidade [...] Saibam que o que vocês produzem é o principal produto que o turista vem para comprar", ressaltou o subsecretário, durante a cerimônia.
Além disso, Nilo Felix mencionou à organização do artesanato do estado, incluindo a conquista da emissão da Carteira Nacional do Artesão pela Secretaria. O subsecretário fez questão de parabenizar o trabalho de toda a equipe do Programa que possui 25 mil artesãos cadastrados em todo o estado: "conseguimos os recursos suficientes para fazermos toda essa programação e esse evento lindo”, destacou.
Reconhecimento e Titularidade de Mestre Artesão
Um dos momentos mais emocionantes da abertura foi a homenagem à Mestra Artesã Edméia, de Macaé, uma das três únicas a receberem a titularidade de Mestre Artesã do estado. Em seu discurso, a Mestra Artesã Edméia emocionou o público ao falar da missão de transmitir o conhecimento e a importância da atividade para a saúde e a sociedade.
"Artesanato é vida e vida é saúde e a gente. Deus nos dá os talentos e nós não podemos enterrá-los, temos que multiplicar. Talento a gente não enterra, a gente espalha", declarou Edméia. Ela ainda defendeu o impacto social da prática: "É terapêutico. Os médicos hoje aconselham a várias pessoas que ficam doentes, com depressão, se curar através do artesanato."
De acordo com o coordenador do Programa Estadual do Artesanato, Marcel Vasconcelos, a Setur-RJ projeta o artesanato como um segmento vital para o turismo e o desenvolvimento dos destinos turísticos fluminenses. “A 2ª Expo Artesão, que acontece até o dia 25 de outubro, reforça o compromisso do Governo do Estado com a geração de emprego e renda para a categoria, celebrando o talento e a rica cultura material do Rio de Janeiro”, conclui Marcel.
Serviço:
Expo Artesão 2025 – 2ª Edição
Data: até 25 de outubro
Local: Praça Édson Cortes – Glória, Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: 14h às 20h
Exposição de peças, palestras, oficinas e shows musicais