Público vai poder escolher o melhor filme pelo voto popular através do YouTube e Instagram
Fotos dos filmes Aqui
Sinopses dos filmes Aqui
Espectadores de todo o Brasil poderão conferir, se emocionar e votar nas melhores produções do 10º Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí. Os curta-metragens da programação vão ficar disponíveis no YouTube oficial do Festival até às 16 horas de sábado, dia 25. Além da plataforma de vídeos, o público também poderá votar através da página do Instagram e escolher o melhor filme pelo voto popular. Os vencedores das oito categorias serão anunciados na festa de encerramento e premiação, dia 26, na Praça de Ipiabas, a partir das 17h, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O evento homenageia o cartunista Mauricio de Sousa, que completa 90 anos no dia 27 de outubro.
Neste ano, o Festival, que começou na última segunda-feira, 20, com sessões gratuitas, oficinas e debates, traz 25 curtas-metragens de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio do Brasil, Dinamarca, Itália e Suíça. São três mostras: Local, Nacional e Internacional, sendo as duas primeiras competitivas. Um júri técnico irá avaliar e premiar as produções em sete categorias: áudio, arte, roteiro, direção, ator, atriz, e melhor filme. O corpo de jurados é formado por Guga Coelho, ator, diretor e roteirista; Janssem Hugo Lage, dramaturgo, diretor e roteirista; Jota Passos, diretor de fotografia e cameraman; Timóteo Heiderick, ator e produtor; e Carla Lima, diretora de elenco. O voto popular elege também o melhor filme.
Conhecido carinhosamente como o “Oscar Estudantil Brasileiro”, o Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí foi criado como desdobramento do Projeto Luz, Câmera, Educação!, braço educacional do Polo Audiovisual de Barra do Piraí. O evento tem como objetivo fomentar o audiovisual, formar plateia, incentivar a cultura, aumentar a autoestima dos jovens, ampliando suas possibilidades de expressão e revelando novos talentos. Assim, além da exibição de filmes de jovens realizadores, promove uma oficina de animação e um debate sobre o audiovisual; além de prestar homenagem a personalidades que servem de inspiração aos jovens ou são incentivadores do audiovisual.
O homenageado Maurício de Sousa, que completa 90 anos no dia 27 de outubro, receberá uma placa em celebração a sua trajetória de vida, que tem servido de inspiração a tantas gerações. Como parte da proposta do evento de formação de plateia, os alunos vão poder assistir ao longa biográfico “Maurício de Sousa – O Filme”, no sábado, 25, no CineShow, em Barra do Piraí.
O Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí é patrocinado pelo Governo Federal, o Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc.
AS MOSTRAS COMPETITIVAS
Na mostra Competitiva Local estão obras de estudantes do município de Barra do Piraí, participantes do projeto “Luz, Câmera, Educação!”, que promove oficinas de produção cinematográfica para alunos de escolas públicas e particulares. Nas aulas, os jovens aprendem as várias etapas de produção de um filme e, ao final, colocam a mão na massa e criam um curta-metragem de ficção com tema livre. As obras participam do festival e concorrem em oito categorias: áudio, arte, roteiro, direção, ator, atriz, e melhor filme eleito pelo júri popular e melhor filme pelo júri técnico. São premiados três curtas em cada categoria, sendo que o vencedor recebe o Troféu Dom Quixote, escolhido por representar a luta para se fazer cinema numa cidade do interior. Desde a criação do projeto, mais de 150 curtas-metragens foram produzidos pelos cerca de 3.500 jovens participantes.
Participam da Mostra Competitiva Local, dez escolas de Barra do Pirai. São elas: APAE Barra do Piraí, Ciep 286 Murilo Portugal, CIEP 310 Professora Alice Aiex, Ciep 428 Dona Mariana Coelho, Colégio Estadual Barão do Rio Bonito, Colégio Estadual Dr. Nilo Peçanha, Colégio Estadual Adelino Terra, Escola Municipal São José do Turvo, Escola Municipal Marieta Vasconcelos Coutinho Coelho e Escola SESI.
Também competitiva, a mostra Nacional é composta por 10 filmes finalistas, selecionados entre os mais de 60 inscritos, produzidos por alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Neste ano, estão representados trabalhos do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás e Rio Grande do Sul. Os finalistas concorrem ao prêmio de Melhor Filme Estudantil Nacional e o vencedor recebe o Troféu Dom Quixote. As escolas participantes são CEPI Gracinda de Lourdes, de Goiânia; Centro de Ensino Fundamental 113 do Recanto das Emas, de Brasília; Colégio Estadual Farroupilha, de Farroupilha; Colégio Pastor Dohms Unidade Capão da Canoa, de Capão da Canoa; Núcleo de Arte Prof. Albert Eistein, do Rio de Janeiro; Centro de Educação Adelino Ferreira Borba, de Alvorada; Colégio Pastor Dohms Unidade Higienópolis, de Porto Alegre; Escola Municipal Noel de Carvalho, de Resende; e Colégio Militar de Porto Alegre, de Porto Alegre.
FESTIVAL TEM FILMES INTERNACIONAIS PREMIADOS
Cinco curtas-metragens competem entre os internacionais: KYLE, da IC Ermano Olmi Maffucci, de Milão, na Itália; A ridi mi che te ridi ti, de Progetto Villa San Quirico, Cinemagia, na Suíça; Oggi é arivato il giorno, da Scuola di cinema e teatro per ragazzi ZuccheArte, de Genova, na Itália, Respire, de Nordisk Filmcamp, da Dinamarca e Macbeth: social tragedy, de Giffoni Experience com Scuola di Recitazione della Calabria Regia: Giuseppe Novelino, na Itália.
Os italianos “Kyle” e “Oggi é arivato il giorno” foram vencedores do School Experience Festival, festival itinerante de cinema para escolas, organizado pelo Festival de Giffoni e promovido pelo Ministério da Cultura e da Educação e Mérito como parte do Plano Nacional de Cinema e Imagens para Escolas da Itália. Desde 2015, o Polo Audiovisual de Barra do Piraí é parceiro do Giffoni Film Festival e representa o Brasil neste que é o maior festival de cinema para jovens do mundo e que anualmente reúne jovens de cerca de 35 países diferentes.
Cidade do Audiovisual
Localizada no sul fluminense, Barra do Piraí já foi cenário de várias produções audiovisuais. Para fomentar o desenvolvimento local e dar uma identidade à cidade, Roberto Monzo, Secretário de Desenvolvimento Econômico à época, criou, em 2009, um Polo Audiovisual, juntamente com a Film Commission de Barra do Piraí, estrutura responsável por intermediar o contato entre produtores e o município, facilitando o trabalho dos profissionais e dos órgãos públicos na autorização e logística das filmagens. Em 2023, por meio de uma lei municipal e, posteriormente, outra estadual, passou a ser reconhecida como Cidade do Audiovisual.
O Polo Audiovisual de Barra do Piraí é ferramenta fundamental para fazer da cultura a mola mestra da economia da cidade, atraindo várias produções para o município, movimentando a economia local e promovendo sua divulgação. De 2009 até hoje, Barra do Piraí recebeu 37 projetos. A primeira filmagem foi “Cinco Vezes Machado” (2009), minissérie baseada em cinco contos do escritor Machado de Assis, que contou com a participação de atores locais, e foi exibida no Canal Brasil. Nos anos seguintes foram filmadas produções como o longa-metragem “O Casamento de Gorete” (2013), com Letícia Spiller; “Quase Memória” (2014), dirigido pelo consagrado Ruy Guerra; “O Juízo” (2016), de Andrucha Waddington e estrelado por Fernanda Montenegro e Lima Duarte; “Nos Tempos do Imperador” (2019), novela da TV Globo; a comédia “Os Farofeiros 2”, dirigido por Roberto Santucci, com grande elenco e, mais recentemente, a produção francesa, “Golden Age – L’Âge D’Or”, com nomes como Souheila Yacoub e Vassili Schneider no elenco.