A CDL Barra Mansa participou ativamente do VII Fórum Nacional do Comércio, realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nos dias 21 e 22 de outubro, em Brasília. O evento reuniu autoridades, parlamentares e lideranças empresariais de todo o país para debater os principais desafios e oportunidades do setor produtivo brasileiro.

 

Com o apoio do Sebrae, Caixa, BRB, MEMP, Contabilizei e SETUR-DF, o Fórum reafirmou o compromisso do sistema CNDL com o fortalecimento do comércio, dos serviços e do empreendedorismo, destacando o diálogo e a construção coletiva como pilares para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

 

Os painelistas ressaltaram que a política e a economia estão cada vez mais entrelaçadas. As decisões tomadas no Congresso e nos órgãos reguladores têm impacto direto sobre o ambiente de negócios, especialmente em temas como reforma tributária, regulação de inteligência artificial, crédito e formalização de micro e pequenas empresas, pautas que estão no centro das discussões do Fórum.

 

Leonardo Barreto, cientista político, presente em um dos debates do evento, destacou que a sociedade civil e as entidades ganharam uma responsabilidade maior nos dias atuais. “Elas passam a atuar como formuladoras de políticas públicas, pois o Governo, hoje, escolhe ‘a dedo a briga que quer entrar’. Assim, as entidades devem defender e argumentar bem as suas pautas”, disse.

 

O debate reforçou a importância de uma relação construtiva entre o poder público e o setor empresarial, baseada em diálogo, transparência e previsibilidade. Entidades representativas, como a própria CNDL, assumem um papel essencial nesse processo, atuando como ponte entre os empreendedores e o Estado.

 

Para José César da Costa, Presidente da CNDL, o Fórum deste ano reflete o momento atual. “Estamos em um tempo em que o diálogo entre o setor produtivo e o poder público é essencial para abrir caminhos, remover barreiras e impulsionar o crescimento do país”, explicou.

 

Durante os dois dias de programação, o evento também trouxe discussões sobre os rumos da política e seus impactos no comércio, os avanços da Reforma Tributária e Trabalhista, e as conquistas da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS).

 

Para o presidente da CDL Barra Mansa, Gleidson Gomes, a participação no Fórum foi muito produtiva. Ele marcou presença, representando a entidade, junto ao empresário e diretor da CDL Jovem, Jonas Eccard. “Os painéis vêm se mostrando extremamente relevantes, refletindo o compromisso do setor empresarial e do governo com o avanço das reformas em discussão. É um momento importante para compreender o cenário e buscar caminhos que fortaleçam ainda mais o comércio de nossa cidade”, destacou.

 

O VII Fórum Nacional do Comércio consolidou-se, assim, como um espaço de diálogo estratégico entre o poder público e o setor produtivo, promovendo debates de alto nível sobre política, economia, inovação e sustentabilidade - temas fundamentais para o futuro do varejo e para o desenvolvimento do país.