Riocentro vai sediar o maior desafio de educação profissional do Comércio.
De 18 a 20 de setembro, 110 alunos do Senac vão mostrar, na prática, a excelência do aprendizado ofertado pela Instituição. Vindos de 23 estados e da capital federal, esses e essas jovens participam das Competições Senac, submetendo-se a rigorosas provas alinhadas às exigências atuais do mercado. A meta? Conquistar o título de melhor do Brasil em uma de 10 ocupações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Desse total, sete representam um passaporte aos futuros medalhistas de ouro para a maior competição de educação profissional do planeta, a WorldSkills Competition, que será realizada em Xangai, em 2026. São elas: Cabeleireiro, Recepção de Hotel, Florista, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Serviço de Restaurante e Estética e Bem-estar.
Além disso, três outras ocupações entram na disputa nacional pela primeira vez: Confeitaria, Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações Web e Mobile. Será um piloto e uma mostra do quanto essas áreas de estudo poderão avançar e impulsionar o Sistema Comércio.
A previsão é que cerca de 4 mil pessoas por dia visitem o Pavilhão 4 do Riocentro, em Jacarepaguá (segundo maior centro de convenções da América Latina). Ali estarão reunidos empresários, autoridades governamentais, docentes, experts, e as principais lideranças do Sistema Comércio, como o presidente da CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros; presidentes das Federações do Comércio de vários estados, o diretor-geral do Senac Nacional, Marcus Fernandes, a diretora nacional de Educação Profissional, Anna Waehneldt, além de diretores regionais e de educação profissional de todo o país.
“Esta é uma das nossas contribuições ao Setor do Comércio que tem nos alunos do Senac futuros profissionais com um padrão de excelência excepcional e que fazem a diferença no mercado, inspirando novos estudantes a seguirem nessa trilha exemplar”, esclarece o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
Vale enfatizar o que a iniciativa representa: um ciclo exitoso de atualização e disseminação de boas práticas, um valioso legado institucional. Assim, todo aprendizado acumulado nas Competições Senac e na WorldSkills serve de base para aprimoramento do portfólio de cursos da Instituição e adoção de novas técnicas em sala de aula, beneficiando docentes e alunos Brasil afora.
Experts na área
O chef executivo do Senac Nacional, Luiz Lira (vencedor do reality da Rede Globo, “Chefe de Alto Nível”) vai integrar a comissão avaliadora das provas de Cozinha ao lado de experts da edição 2024 da WorldSkills (realizada em Lyon, França). Nessa disputa internacional, o Senac concorreu com instituições de mais de 60 países e voltou para casa com medalha de ouro em Cabeleireiro, de prata em Cuidados de Saúde e Apoio Social e medalhas de excelência em Cozinha e Florista. A chef Arika Messa, docente do Senac no Rio Grande do Sul, finalista do reality, também vai prestigiar o evento.
Bruna Pimentel Martins, melhor do mundo em Cabeleireiro, estará no Riocentro ao lado de seu expert, o cabeleireiro Bayard Neto, e outros competidores vitoriosos: o chef Ricardo Dornelles (WS 2015) e a influenciadora Laíse Lopes (WS 2021). Eles serão os embaixadores das Competições 2025, revelando suas trajetórias de sucesso a profissionais da imprensa e convidados.
“Aos jovens que ingressam no Senac em busca de transformação de vida por meio de uma qualificação, digo: nunca desistam, aproveitem cada minuto com seus instrutores, tenham sede de conhecimento e muita vontade de vencer, pois alcançarão lugares que jamais imaginaram, eu sou prova disso”, destaca Bruna.
O expert é o profissional especialista indicado para coordenar os aspectos técnicos da ocupação nas Competições Senac. Sua atuação envolve o papel de gestor em todas as etapas do processo — planejamento, organização e acompanhamento do trabalho do docente avaliador — garantindo o cumprimento das regras, procedimentos e critérios de avaliação estabelecidos.
“Um dos maiores ganhos da competição é ver como, em tão pouco tempo, os alunos conseguem ganhar tanta qualidade técnica e tanto conhecimento”, diz o expert Bayard Neto.
O chef Ricardo Dornelles teve uma experiência completa no Senac: foi aluno, docente e expert de vários competidores. “O Senac forma os melhores profissionais do Brasil, não só na Gastronomia. Os alunos saem totalmente qualificados para o mercado de trabalho”, afirma Dornelles.
Iniciativa inclusiva
As Competições começaram em 2016, revelando o protagonismo do Senac em diversas áreas, a princípio como um evento interno. A partir de 2023, a iniciativa se tornou mais robusta, transformando-se em uma vitrine nacional de profissões para o grande público.
Um destaque da iniciativa é o seu caráter de inclusão social por meio da educação. Isso porque parte dos(as) competidores(as) chega para a disputa oriundos do Programa Senac de Gratuidade (PSG).
Desde 2009, quando começou, o PSG já contribuiu para a formação de cerca de 5 milhões de pessoas em todo o Brasil, possibilitando novas oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo por meio da qualificação de excelência, sem custo para os alunos.
Medalhista de prata na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social (equivalente à Enfermagem), na última WorldSkills, Estéfany Marengoni viu sua vida dar uma reviravolta quando começou a participar das competições. Residente de Nova Aliança do Ivaí (cidade paranaense com cerca de 1.500 habitantes), ela ajudava a cuidar do sítio da família vendendo flores de porta em porta.
“Quero oferecer apoio e orientação para ajudar outros profissionais a alcançarem seu potencial máximo, assim como recebi. Acredito que essa seja uma maneira poderosa de retribuir e deixar um legado positivo na área”, enfatiza a enfermeira, que também estará no Riocentro compartilhando sua trajetória de sucesso.
“A sensação é que entra uma criança e sai um adulto formado para o mercado, com bagagem e conhecimento que, muitas vezes, coloca medo nos profissionais que estão lá fora porque o que eles conhecem e conseguem trabalhar no processo de competição vai além do fazer profissional. Eles saem como guerreiros fortes, é fantástico ver!”, anima-se a treinadora de Estéfany, a expert Elisângela Alves.
Apoio à imprensa
O Senac está organizando uma infraestrutura de ponta para atender aos profissionais da mídia com o máximo de acesso a informações e facilidades para realização de seu trabalho.
Um programa ao vivo será transmitido para divulgação das provas em tempo real, além de conteúdos que serão postados nas páginas do Senac Brasil nas redes sociais.
Os jornalistas terão acesso também a um estúdio para takes ao vivo e a uma sala de imprensa com acesso à internet e toda a estrutura necessária para produção de matérias e entrevistas.
Todas as informações sobre as Competições estão disponíveis no site. Acesse aqui o Link .
Nesse espaço, é possível conhecer a programação, fazer o credenciamento para aquisição de entradas (gratuitas), ficar por dentro de tudo o que vai ocorrer no Riocentro, além de um tira-dúvidas (FAQ) para esclarecer os principais pontos da iniciativa.
A edição 2025 vai contar com caravanas diárias de estudantes para dar oportunidade a novos públicos de conhecer de perto as ocupações em prova, além de programação paralela com palestras e oficinas. O evento é aberto ao público, com entrada franca.
Competições Senac 2025
- Riocentro – Pavilhão 4: Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra Olímpica, Rio de Janeiro.
- Provas: de 18 a 20 de setembro, das 8h às 17h.
- Atendimento à imprensa: das 8h às 12h / Das 14h às 18h.
- Credenciamento: lateral do Pavilhão 4.
- Contatos:
- Senac DN: