Projeto que eleva Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública
terá impacto em cadeia sobre alimentação fora do lar
 

A Abrasel RJ – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Estado do Rio de Janeiro – vem a público manifestar seu repúdio ao projeto de aumento significativo da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (COSIP), proposto pela Prefeitura do Rio de Janeiro para tramitação na Câmara Municipal.

 

A Abrasel RJ é contra o aumento da COSIP (recolhida com as contas de luz) não apenas por representar um acréscimo relevante nos custos para os negócios de alimentação fora do lar, mas principalmente pela forma como o assunto está sendo conduzido. Entendemos que um amplo debate com o setor produtivo, diretamente afetado de forma negativa, é necessário e prudente. Representamos um setor com mais de 40 mil estabelecimentos, que ainda lutam de forma resiliente para superar os efeitos da pandemia.

 

Os efeitos em cadeia que essa proposta pode gerar ainda são incalculáveis, pois haverá impacto direito com efeito cascata no setor produtivo. Uma das consequências imediatas será o aumento nos preços de fornecedores locais, elevando indiretamente outros custos para os estabelecimentos de alimentação fora do lar.

 

Pesquisa realizada em agosto de 2025 pela Abrasel RJ mostra que grande parte dos negócios ainda não consegue honrar seus compromissos, com 28% dos estabelecimentos apresentando dívidas em atraso, em especial débitos fiscais, com fornecedores e bancos. Um aumento de despesas dessa magnitude potencializa a inadimplência, dificultaa manutenção de empregos e, mais grave, ampliará o número de negócios que encerrarão suas atividades por não conseguirem fazer frente às suas despesas ordinárias.

 

A Abrasel RJ se coloca à disposição da Prefeitura, da Câmara Municipale de todos os vereadores para dialogar e esclarecer a dinâmica do nosso setor, de forma que as decisões possam ser tomadas de maneira mais assertiva, mitigando os riscos iminentesde fechamento de postos de trabalho e de negócios comerciais. Nossa atividade contribui para ruas mais iluminadas e seguras, apoiando o projeto estratégico de melhoria da segurança pública pensado pela Prefeitura. Afetar a sobrevivência de bares, restaurantes e similares, portanto, vai contra a própria justificativa apresentada pela equipe do governo municipal.

 

A Abrasel entende que essa medida vai na contramão da nossa missão: termos um país mais simples para empreender e melhor para viver.