Objetivo é fazer o acolhimento dos futuros trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde do município, destacando a importância do SUS
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, por meio do setor de Educação Permanente, promoveu evento de integração ensino-serviço-comunidade com o tema “Vivenciando o SUS: Desafios, práticas e transformações na saúde pública”. O encontro, que teve a participação do grupo Meninos do Batuque, da Fundação CSN, como atração cultural, aconteceu na noite dessa terça-feira (19) no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior, no Laranjal.
De acordo com a diretora do Departamento de Educação Permanente da SMS, Marcilea Dias Sá, o objetivo principal foi fazer o acolhimento dos futuros trabalhadores da Saúde na Rede de Atenção à Saúde (RAS) em Volta Redonda. “Esse evento recebe os estagiários que começarão a atuar no segundo semestre. Recebemos cerca de três mil estagiários ao ano”, explicou.
Ela acrescentou que, considerando os estágios obrigatórios dos futuros trabalhadores do SUS (Sistema Único de Saúde) em Volta Redonda, a Integração Ensino-Serviço e Comunidade pretende uma maior aproximação entre Secretaria Municipal de Saúde, escolas de nível técnico e superior, serviços de saúde e comunidade.
“O evento tem como objetivo acolher e integrar os futuros profissionais da Saúde — de nível superior e técnico — às dinâmicas do SUS local, promovendo um espaço de reflexão coletiva e diálogo entre ensino, serviço, gestão e controle social. A atividade é alinhada à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), reforçando o compromisso com uma formação crítica, ética e socialmente engajada”, falou Marcilea.
“O acolhimento é um marco importante na formação em saúde. Ele representa o início de uma nova jornada, onde o estudante é convidado a olhar para o SUS não apenas como um campo de prática, mas como um projeto político de defesa do direito à saúde”, destacou.
O público-alvo foi formado por estudantes da área da saúde, de nível técnico e superior, mas o evento também reuniu gestores, técnicos, residentes médicos, profissionais preceptores dos estagiários e professores supervisores técnicos, além de representantes das instituições de ensino superior e técnico que possuem acordo de cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde.
“Nós, da SMS, levamos tão a sério a política de educação permanente na saúde, que temos um departamento só para isso. E atuamos no acolhimento com equidade, igualdade e liberdade, de forma justa, dentro dos preceitos do SUS a todos que vão compor as nossas equipes de saúde”, afirmou a secretária de Saúde de Volta Redonda, Marcia Cury.