O Instituto Clima e Sociedade (iCS) vai reunir o multiartista Criolo, a campeã de juventude da COP30, ativista climática Marcele Oliveira, e os cientistas Thelma Krug (líder do comitê científico da COP30), Eduardo Assad (FGV) e Paulo Saldiva (USP), para debate sobre os impactos das mudanças climáticas no dia a dia das populações. O encontro, com a presença de 150 participantes, será realizado no dia 26 de agosto, das 15h às 17h, na Casa Brasil, no Rio de Janeiro, como parte do calendário oficial da Rio Climate Action Week.

 

O evento “Esse tal de Efeito Estufa” tem a intenção de promover o diálogo claro sobre quais são os impactos reais e como eles acontecem no cotidiano das populações mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas. Marcele Oliveira será a mediadora.

A ideia é mostrar que crise climática não é discussão apenas de reuniões diplomáticas, como as COPs, ou acadêmica. Não são questões ambientais abstratas, ao contrário: afetam profundamente a vida das pessoas, com aumento do preço dos alimentos; secas, inundações e alagamentos; impacto na saúde física e mental; aumento da violência doméstica associado às ondas de calor, entre outros problemas. E ter conhecimento é fundamental para que toda a sociedade possa cobrar soluções.

Jornalistas interessados na cobertura do evento devem se inscrever aqui.

 

Serviço

Debate: Esse tal de Efeito Estufa

Data: 26/08 - Horário: das 15h às 17h

Endereço: Casa Brasil - Rua Viscondede Itaboraí 78, Centro, Rio de Janeiro