Mutirão com mais de 800 pessoas, em parceria entre prefeitura, Estado e UniFOA, ofereceu ações de saúde, assistência social, lazer e cidadania

 

A segunda edição do Conexão Mega Cidadania de 2025, realizada na última sexta-feira (22), levou cidadania e inclusão social para a Praça Tiradentes, no bairro Retiro, em Volta Redonda. A iniciativa, organizada pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro — por meio do programa RJ Para Todos — e o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), realizou 2.438 atendimentos em um grande mutirão de serviços gratuitos.

 

O evento mobilizou uma verdadeira força-tarefa, com 812 pessoas envolvidas na organização e execução das ações, entre profissionais da Prefeitura, do Governo do Estado e voluntários do UniFOA.

 

Entre os destaques, o Detran realizou mais de 400 atendimentos, incluindo pré-agendamentos de serviços, enquanto a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), com a Carreta do Trabalhador, contabilizou 60 atendimentos, entre emissões de carteira digital e intermediação de vagas de emprego.

 

Pelo município, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofertou vacinação, aferição de pressão arterial, orientações médicas, atendimentos nutricionais e psicológicos, totalizando 267 atendimentos. A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA) promoveu a marcação de castração e doação de animais, totalizando 63 atendimentos. A população também recebeu 240 mudas nativas da Mata Atlântica, doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

 

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) somou 417 atendimentos, incluindo atualização e inclusão no Cadastro Único (CadÚnico), além de orientações e encaminhamentos. A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, destacou a importância do evento para aproximar os serviços da população.

 

“O Conexão Mega Cidadania mostra a força da união entre município, Estado e instituições parceiras. Nosso objetivo é levar os serviços públicos para mais perto das pessoas, garantindo acesso a direitos, saúde, oportunidades de trabalho e inclusão social. É gratificante ver como a comunidade participou ativamente e aproveitou os atendimentos”, afirmou.

 

Além disso, a Fundação Leão XIII, as secretarias municipais de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), de Educação (SME), da Pessoa com Deficiência (SMPD), de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Vigilância Ambiental, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), entre outros órgãos, também participaram, oferecendo serviços e orientações à comunidade.

 

O evento também contou com atividades culturais, recreação infantil, corte de cabelo gratuito, feira de artesanato, teatro e a presença da Biblioteca Sobre Rodas, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), garantindo lazer e entretenimento para toda a família.