Atleta veterano e pai de Martine e Marco Grael, membros da equipe brasileira, vai assistir à etapa da competição que acontece neste fim de semana
A história da vela brasileira em uma imagem: (Da esq.) Torben Grael, Alan Adler (CEO do Mubadala Brazil SailGP Team) e Horácio Carabelli (Diretor Esportivo) se reencontram em Portsmouth após 19 anos, quando estiveram na cidade com o barco Brasil 1 durante a Volvo Ocean Race, maior regata de volta ao mundo - Crédito: AT Films
O Mubadala Brazil SailGP Team já se encontra em águas britânicas. Nesta sexta-feira (18), a equipe brasileira já está reunida e em preparação para o Emirates Great Britain Sail Grand Prix, que ocorre neste fim de semana, dias 19 e 20 de julho, na cidade portuária inglesa de Portsmouth. E o time ainda ganhou um incentivo especial para o próximo desafio ao receber a visita de Torben Grael, cinco vezes medalhista olímpico. Além de um dos maiores nomes da história da Vela, Torben Grael é pai dos integrantes do Mubadala Brazil SailGP Team Martine Grael, bicampeã olímpica e capitã da equipe, e Marco Grael, grinder do time brasileiro.
Imagem de peso: Torben e Martine Grael, pai e filha, somam 7 medalhas olímpicas na história do Brasil; Ao centro, Mariana Britto, Diretora de Marketing e Impacto do Mubadala Brazil SailGP Team, é ladeada pelos atletas na base técnica do time brasileiro em Southampton, nos arredores de Portsmouth - crédito: AT Films
“São 20 anos do início do projeto Brasil 1 e 19 desde que passamos exatamente por aqui, em Portsmouth, com ele, em julho de 2006. Foi justamente saindo daqui, em direção a Haia, que vencemos uma etapa da Volvo Ocean Race a bordo daquele barco. Então, este é, sem dúvida, um lugar repleto de memórias. É muito bacana ver todos os desdobramentos na vida e na carreira das pessoas que fizeram parte daquele grupo. Além de mim, Alan, Horácio, que nos reencontramos aqui, muitos outros colegas que fizeram parte daquela empreitada, como Joca Signorini e Stuart Wilson, ajudaram a escrever a história da vela no Brasil. Agora, de volta a esta cidade, é uma alegria muito grande acompanhar de perto esse momento tão especial do esporte. Ver a Martine e o Marco competindo juntos, defendendo o Brasil em uma equipe de elite como essa, que tem ainda nomes como Mateus Isaac e Breno Kneipp, e tendo como adversários outros grandes atletas do mundo todo, é motivo de orgulho como pai e como esportista”, diz Torben Grael.
Reunindo 12 equipes de diferentes nações a bordo de idênticos catamarãs F50 que podem alcançar até 100km/h, o Rolex Sail Grand Prix Championship 2025 vem despertando o interesse de fãs de esporte, velocidade e entretenimento. Vivendo a sua temporada de estreia nesta que é a competição de vela mais veloz do mundo, o Mubadala Brazil SailGP Team alcançou seu melhor desempenho na última etapa, em Nova York, ao vencer a sua primeira regata e terminar a apenas uma posição do pódio, e chega empolgado para confirmar sua evolução na etapa de Portsmouth, a 7ª da temporada.
O Emirates Great Britain Sail Grand Prix será transmitido para o público brasileiro. No sábado, 19 de julho, a Band exibe ao vivo o primeiro dia de regatas, a partir das 11h45. No domingo, o Sportv 3 apresenta uma reprise das corridas do dia anterior às 10h30, seguida da transmissão ao vivo do segundo dia de competições, a partir do meio-dia. Para quem não conseguir acompanhar ao vivo, a Band exibirá um VT das regatas de domingo às 19h15.
Sobre o Mubadala Brazil SailGP Team
O Mubadala Brazil SailGP Team representa o Brasil na elite global da vela como a primeira equipe brasileira a competir no SailGP. Liderada por Martine Grael, a primeira mulher capitã da competição, a equipe conta com o atual campeão da America’s Cup Andy Maloney como Flight Controller e Leigh McMillan como Wing Trimmer, além de Paul Goodison como estrategista. Completam o time Marco Grael, irmão de Martine, e Mateus Isaac como Grinders. O time brasileiro tem como patrocinadores Mubadala (Naming Rights), Banco BRB, Ambipar, Atvos, Oakberry, Vale (Global Partners) e Ballena (Official Supplier).