_Mais de 50 empresas estarão presentes, a partir das 9h; candidatos devem levar currículo impresso e laudo médico atualizado_
O Circuito Dia D 2025, considerado o maior evento de empregabilidade para pessoas com deficiência no Brasil, chega à sua 4ª edição em Resende, no dia 5 de agosto, das 9h às 16h, na quadra da Firjan SESI Resende, com mais de 350 vagas de emprego ofertadas por mais de 50 empresas.
Organizado pelo Instituto Rede Incluir, entidade social sem fins lucrativos e referência em inclusão no estado do Rio de Janeiro, o evento conta com a parceria do Cluster Automotivo Sul Fluminense, do Ministério Público do Trabalho da 1ª Região, da Superintendência Regional do Trabalho no RJ e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
"Transformar realidades passa por garantir oportunidades justas e reais. O emprego é a porta de entrada para a dignidade, autonomia e cidadania. É isso que buscamos com o Circuito Dia D”, destaca Antoniel Bastos, presidente do Instituto Rede Incluir.
O evento é gratuito e voltado exclusivamente para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. Os candidatos devem levar currículo impresso e laudo médico atualizado. As vagas contemplam áreas operacionais, técnicas e administrativas, abrangendo setores como logística, saúde, construção civil, tecnologia e comércio.
“A parceria com o Instituto Rede Incluir é um compromisso do Cluster em fortalecer a cultura da inclusão em nosso setor e na região”, afirma Hugo Souza, diretor da Volkswagen Caminhões e Ônibus e presidente do Cluster Automotivo Sul Fluminense.
Além da feira de empregos, o Circuito contará com palestras, rodas de conversa e atendimento para orientação jurídica e previdenciária, promovendo informação, inclusão e conexões reais.
A gerente da Firjan SENAI SESI, Maria do Carmo Drumond, ressalta que a instituição já atua fortemente na inclusão de pessoas com deficiência em suas unidades educacionais e que eventos como o Circuito Dia D ampliam essas oportunidades.
“No SENAI, em praticamente todas as turmas de aprendizagem ou de curso técnico temos alunos de inclusão, alguns já no mercado de trabalho. Assim como também no SESI, que temos cerca de 190 alunos de inclusão, com todo aporte de equipe para apoiar, desenvolver e adaptar material para esses alunos. Afinal, a inclusão é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, diversa e equilibrada”, destaca Maria do Carmo.
Em 2024, o Instituto Rede Incluir impactou diretamente o mercado de trabalho fluminense com a inserção de mais de seis mil pessoas com deficiência em vagas formais, consolidando sua atuação como um elo entre empresas e talentos diversos no estado.
O Circuito Dia D é uma das ferramentas mais eficazes para o cumprimento da Lei de Cotas (nº 8.213/91), que estabelece a obrigatoriedade da contratação de pessoas com deficiência por empresas com 100 ou mais funcionários. De acordo com o IBGE (2022), apenas 26,6% das pessoas com deficiência em idade ativa estão empregadas, frente a 60,7% da população sem deficiência, evidenciando o desafio da equidade no mundo do trabalho.