Evento teve o objetivo de tratar sobre a importância estratégica do Sistema de Informações Habitacionais do Estado do Rio de Janeiro (SIHAB-RJ)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro promoveu, nesta quarta-feira (02/07), o 1° Fórum Estadual de Habitação de Interesse Social. O evento teve o intuito de aprofundar o debate sobre o Sistema de Informações Habitacionais do Estado do Rio de Janeiro (SIHAB-RJ), ferramenta criada pela Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehis), como instrumento estratégico para o planejamento e gestão de políticas habitacionais. A mobilização ocorreu no auditório da Caixa Econômica Federal, no Santo Cristo, Rio de Janeiro. 

Para o secretário de Estado de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire, o fórum, que reuniu representantes de diversos municípios fluminenses, marca um momento importante para a consolidação de uma política habitacional mais integrada e eficiente no estado do Rio de Janeiro.

“O SIHAB-RJ representa um avanço fundamental na forma como planejamos e executamos a política de habitação no estado. Por meio dele, podemos reunir dados, mapear demandas reais e apoiar os municípios na formulação de projetos mais assertivos. Este fórum é uma oportunidade valiosa para trocar experiências, ouvir especialistas e reforçar o nosso compromisso com o direito à moradia digna para todas as famílias fluminenses.” - afirma Dauaire.

Além de tratar dos conceitos e definições do SIHAB-RJ, o fórum fomentou a discussão de diversas temáticas relacionadas à habitação, como os desafios e perspectivas para as administrações municipais no âmbito da Habitação de Interesse Social no Brasil e o papel do SIHAB como um instrumento de gestão e estruturação da política habitacional local.

Sistema de Informações Habitacionais do Estado do Rio de Janeiro

O SIHAB-RJ – Sistema de Informações sobre Necessidades Habitacionais do Estado do Rio de Janeiro é uma ferramenta de pesquisa informatizada e georreferenciada para coleta de dados, monitoramento, avaliação e gestão que abrangerá informações detalhadas sobre as condições de habitação e urbanização dos municípios fluminenses.

A tecnologia é fruto do Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Sehis e a Companhia de Habitação do Paraná – COHAPAR e visa a colaboração com os municípios do Estado do Rio de Janeiro para o compartilhamento de informações e procedimentos com o objetivo de quantificar e qualificar os dados relacionados ao déficit habitacional.