_Iniciativa aliou conscientização ambiental e incentivo ao esporte_

Referência em soluções ambientais e valorização de resíduos, o Ecoparque de Barra Mansa, unidade do Grupo Orizon, patrocina a tradicional Corrida de Cotiara, realizada no município, no domingo, dia 6. A iniciativa reforçou o compromisso da empresa com o bem-estar da comunidade local, promovendo não apenas conscientização ambiental, mas esporte e a qualidade de vida.

A Corrida de Cotiara, também chamada de Corrida de São Pedro, é uma das provas de rua mais tradicionais de Barra Mansa, no sul do Rio de Janeiro. Realizada anualmente, integra a programação das festividades em homenagem ao padroeiro da comunidade e atrai corredores amadores e entusiastas do esporte de toda a região, contando com dois percursos – de 3 km e 8 km.

Sobre o ecoparque

Mais do que uma central de tratamento de resíduos sólidos urbanos, o Ecoparque Barra Mansa é um polo de inovação ambiental que, em 2024, recebeu 295,4 mil toneladas de resíduos provenientes de 13 municípios e empresas privadas da região. A unidade realiza a destinação final ambientalmente correta dos resíduos, com destaque para a geração de energia renovável a partir do biogás captado, contribuindo para a redução dos gases de efeito estufa e emissão de créditos de carbono.
 
Além disso, o tratamento avançado de chorume – líquido resultante da decomposição da matéria orgânica – permite sua reutilização segura, com retorno ao meio ambiente sem causar impactos negativos. Todo o processo é realizado com segurança e transparência, com sistemas modernos de drenagem de chorume, gases e águas pluviais que impedem a contaminação do solo, do lençol freático e da atmosfera.
 
Ao apoiar a Corrida de Cotiara, o Ecoparque Barra Mansa reafirma sua missão de atuar com responsabilidade socioambiental, aproximando a população das práticas sustentáveis que fazem parte do dia a dia da unidade e inspirando ações em prol de um futuro mais saudável e equilibrado.
 
As atividades realizadas no Ecoparque de Barra Mansa beneficiam mais de 500 mil pessoas, garantindo a destinação final ambientalmente correta dos resíduos sólidos, em atendimento a Lei nº 12.305 de 2010, denominada Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em operação 24 horas por dia, a unidade fortalece o compromisso da Orizon com a sustentabilidade urbana e transição energética.