Movida pela missão de conectar quem quer ajudar e quem precisa de ajuda, a organização detalha trajetória que já impactou positivamente a vida de mais de 30 milhões de pessoas e apresenta pesquisa que revela que cerca de 25% da população brasileira já viveu ou conhece vítimas de tragédias ambientais

 

Movimento completa 5 anos de atividades e vai apresentar estudo inédito que revela que no Brasil mais de 42 milhões de pessoas já viveram ou conhecem alguém impactado por tragédias ambientais


Maio, 2025. Cinco anos se passaram desde que o Movimento União BR surgiu de forma emergencial, unindo o Brasil em um propósito maior: conectar corações solidários àqueles que mais precisam de ajuda. O que começou como uma resposta à pandemia em 2020, consolidou-se como um pilar essencial na mobilização de recursos e voluntários, constatando que, juntos, é possível impactar positivamente a vida de mais de 30 milhões de pessoas e colaborar com mais de 3 mil Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Nesta jornada de transformação, resiliência e prevenção, pautada pelo compromisso de deixar um legado nas regiões onde atua nas frentes de educação, saúde e habitação, o Movimento acumula mais de R$400 milhões arrecadados e destinados à doação de equipamentos de proteção individual (EPI), na aquisição e distribuição de toneladas de alimentos, na criação de leitos, equipamentos e insumos hospitalares e na gestão de cursos.

Além disso, engajou mais de 5 mil voluntários em todo o país e acumula expertise singular na criação de hubs de emergência, que faz da organização sinônimo de união e resposta eficaz diante dos desafios mais urgentes, desde catástrofes a projetos de desenvolvimento comunitário.

“Ter a oportunidade de compartilhar um pouco da nossa história nos enche de orgulho. Ano após ano, a força da união e do propósito coletivo fizeram com que o nosso compromisso com as causas que abraçamos não apenas no Brasil, mas em diversos outros países, se tornassem resultados positivos”, afirmou Tatiana Monteiro de Barros, presidente do Movimento União BR.

Ainda segundo a executiva, a atuação séria e comprometida no enfrentamento a catástrofes nos últimos 3 anos e as ações para superar efeitos de eventos climáticos, como as crises hídricas e queimadas, por exemplo, e outros contextos adversos em 28 localidades, como o Rio Grande do Sul, Pantanal e Amazônia, foram decisivas para ampliar o alcance das mobilizações do movimento reconhecido pela ONU como case global de sucesso.

“Conquistamos capilaridade e robustez com o modelo descentralizado que nos guia e a atuação apartidária, que nos permitiram construir pontes sólidas com governos e iniciativas privadas. É essa abordagem que nos habilita a atender às necessidades mais urgentes e fortalecer as estruturas já existentes nas comunidades, provando que a colaboração é a chave para um impacto real e duradouro.”

Planos para o futuro: olhar atento e guiado por dados
 

Tatiana Monteiro de Barros, presidente do Movimento União BR, acredita que a força da união é determinante para o sucesso dos projetos e ações liderados pela organização.


Para nortear o futuro e ampliar ainda mais seu impacto, o Movimento União BR vai anunciar no próximo dia 27, no encontro “Transformação, Resiliência e Prevenção”, os resultados de uma pesquisa, realizada pelo Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados, da FSB Holding, com indicadores que revelam um cenário de urgência da missão.

O levantamento apontou, entre outros índices, que 25% da população brasileira já viveu ou conhece alguém impactado por tragédias ambientais, o percentual equivale a pouco mais de 42 milhões de pessoas. Ainda segundo o estudo, enchentes e alagamentos (68%) foram os desastres mais citados pelos entrevistados, seguido por tempestade ou chuva forte (7%), deslizamento de terra (6%) e queimadas ou incêndios (5%).

“Com essas evidências, temos um entendimento ainda mais profundo do comportamento coletivo e de como a solidariedade é um ativo poderoso a ser mobilizado. A pesquisa será uma bússola que vai apoiar também os setores público e privado para juntos desenharmos estratégias de mobilização que não apenas respondam às necessidades imediatas, mas que também construam uma sociedade mais justa e consciente, onde cada indivíduo se sinta parte da solução.”

Inspirado pelos insights da pesquisa, o Movimento União BR prepara para um novo ciclo de atuação, com foco estratégico em desenvolvimento comunitário, fortalecimento de ONGs e educação para a resiliência.

“Nosso intuito é expandir nossa capacidade de resposta a emergências, com novos projetos de prevenção e mitigação de riscos, e, acima de tudo, fortalecer comunidades para que estejam aptas a superar cenários desafiadores. Queremos promover uma cultura de solidariedade e colaboração Brasil afora, onde a união de todos seja a força motriz para um futuro mais seguro e próspero para cada brasileiro”, conclui Tatiana.

Sobre o Movimento União BR: O Movimento União BR é um movimento nacional apartidário que reúne voluntários de todo o Brasil e foi fundado em março de 2020. A entidade está presente em todos os estados brasileiros e já beneficiou mais de 30 milhões de pessoas. Pautado pelo compromisso de deixar um legado nas regiões onde atua nas frentes de educação, saúde e habitação, o Movimento acumula mais de R$400 milhões arrecadados e destinados à doação de equipamentos de proteção individual (EPI), na aquisição e distribuição de toneladas de alimentos, na criação de leitos, equipamentos e insumos hospitalares e na gestão de cursos.

Dentre as principais ações do Movimento União BR, se destacam ajudas aos povos indígenas Yanomamis, apoio na reconstrução de estados afetados pelo grande volume de chuvas como Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Maranhão e Pernambuco, criação de um hub de distribuição de recursos básicos na Romênia para vítimas da guerra da Ucrânia e mais.

O Movimento União Brasil foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2020, Prêmio Escolha do Leitor de 2021 e reconhecido pela ONU como case mundial de sucesso.