Todas as unidades de saúde, incluindo o Centro de Especialidades Médicas, no Centro, estarão abertas ofertando o imunizante para pessoas a partir de 06 meses de idade
Com o objetivo de proteger a população e ampliar a cobertura vacinal em um período de aumento dos casos de síndromes respiratórias, a Prefeitura de Barra Mansa realiza neste sábado, dia 30, uma importante ação de vacinação contra a gripe. Todas as unidades de saúde do município, incluindo o Centro de Especialidades Médicas (CEM), ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no Centro, estarão abertas das 8h às 13h para aplicar doses da vacina contra influenza e atualizar a caderneta vacinal.
A iniciativa busca conter o avanço das doenças respiratórias que se intensificam com a chegada dos dias mais frios. Segundo Juliana Russi, coordenadora da Vigilância em Saúde, a vacinação está liberada para todos os públicos a partir dos seis meses de idade. “Temos observado uma crescente demanda por atendimentos em emergências, como a UPA e a Santa Casa, resultado das mudanças de temperatura que afetam diretamente a saúde respiratória. A vacina é uma forma eficaz de evitar complicações graves da gripe”, explica Juliana.
A ação deste sábado é mais uma medida de reforço à campanha de imunização e também uma tentativa de reduzir a pressão sobre os serviços de urgência, que vêm registrando alta procura nas últimas semanas. E o acesso à vacinação é simples. “Basta comparecer à unidade de saúde mais próxima com um documento de identidade com foto, cartão do SUS e o cartão de vacinação. É um gesto simples, mas que pode salvar vidas”, concluiu Juliana.
Polos de atendimento para síndromes respiratórias
Além da mobilização no sábado, duas unidades de saúde seguem com atendimentos estendidos durante a semana: a UBSF Ano Bom e a USF Júlio Caruso, no Boa Vista I. Nesses locais, o atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, com foco em pacientes adultos com síndromes gripais e aplicação de vacinas.
O atendimento para as crianças continua acontecendo na UPA, no Centro, 24 horas em todos os dias da semana.