Atividades de conscientização aconteceram na UBSF do bairro Ano Bom
Na manhã desta sexta-feira, dia 30, a Secretaria Saúde de Barra Mansa realizou uma importante ação de conscientização na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Ano Bom. A iniciativa faz parte das atividades do Programa de Tabagismo e do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado oficialmente no dia 31 de maio.
Durante a ação, a população que esteve na unidade recebeu orientações sobre os riscos do uso do tabaco e informações detalhadas sobre o funcionamento do Grupo de Apoio ao Combate ao Tabagismo, oferecido gratuitamente pela rede municipal. Além disso, foram distribuídos materiais educativos e realizados cadastros de novos interessados em participar do grupo.
A enfermeira e coordenadora do grupo, Victoria Oliveira, explicou que a campanha deste ano tem como tema ‘Desmascarando a indústria do tabaco: expondo as táticas das empresas para deixar os produtos de tabaco e nicotina mais atrativos’.
- A indústria do tabaco vem investindo em formas cada vez mais atrativas para estimular o uso, especialmente entre os jovens. Aromas, sabores e embalagens coloridas são estratégias perigosas que mascaram os riscos reais desses produtos, inclusive dos cigarros eletrônicos, cuja venda é proibida no Brasil – alertou Victoria.
Além das orientações, a equipe de saúde utilizou o momento para divulgar o trabalho do Programa de Tabagismo, que faz parte do setor de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Segundo a supervisora, Lara Yolanda, o programa é conduzido por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas, todos empenhados em apoiar quem deseja parar de fumar.
_ Nosso objetivo é acolher, orientar e apoiar. O cigarro prejudica não só quem fuma, mas também quem convive com o fumante. Por isso, aproveitamos ações como essa para estimular familiares e amigos a ajudarem essas pessoas a buscar ajuda. Mas é importante lembrar que a decisão de parar de fumar deve partir da própria pessoa. O familiar pode incentivar, mas não pode se inscrever pelo outro – detalhou.
Lara também reforçou que quem não pôde participar da ação desta sexta-feira pode procurar o setor de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. “Nós funcionamos anexo à UBSF do bairro Ano Bom, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Mas também damos orientações e informações pelos telefones (24) 3512-0769 e (24) 3512-0704”, finalizou.