Aulas atendem, pelo terceiro ano consecutivo, usuários da unidade voltada para adultos com deficiência
A oficina de teatro do Centro-Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência I (CAPD I) de Volta Redonda iniciou as atividades de 2025 nesta semana, com foco no aniversário de 40 anos da unidade, que será celebrado em julho. Promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), responsável pelo Capd, as aulas de teatro para adultos com deficiência são oferecidas desde 2023.
Neste ano, a oficina conta com 22 alunos, sendo que cinco deles participam pela primeira vez. As aulas, no primeiro semestre, ocorrem às terças-feiras, às 9h, e têm como foco principal a montagem de um espetáculo em comemoração aos 40 anos do CAPD, em 15 de julho. A partir de agosto, será aberta outra turma, com aulas às quintas-feiras, às 14h.
A professora da oficina de teatro do CAPD é a atriz Beatriz Barros, que também atua na Secretaria de Cultura. Ela afirma que a atividade se mostra essencial para o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional dos usuários.
“Consigo notar como eles se concentram melhor, como aprenderam a expressar seus sentimentos, como a autoestima e a autoconfiança aumentam a cada aula. E vejo, principalmente, como desenvolvem sua criatividade. É gratificante fazer parte de um projeto que só ajuda essas pessoas incríveis e que, por vezes, são ignoradas ou subestimadas pela sociedade. É lindo vê-los ultrapassar todos os obstáculos durante as aulas para, nas apresentações, realizar um verdadeiro espetáculo”, disse Beatriz.
Apresentações no Teatro Gacemss
Para marcar o encerramento dos dois primeiros anos da oficina de teatro do CAPD, foram apresentadas montagens teatrais, em novembro, no Teatro Gacemss. Em 2023, o espetáculo “Histórias de Chapeuzinho” marcou a estreia de 12 usuários do CAPD no palco. Uma adaptação do clássico infantil “Chapeuzinho Vermelho” encerrou a oficina de teatro do Centro-Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência naquele ano.
Em 2024, 24 usuários do Capd subiram ao palco do Gacemss para encenar “À procura de uma cor”, ressaltando a importância da inclusão, e a clássica fábula “A Cigarra e a Formiga”. Neste ano, antes da peça de encerramento, haverá uma montagem especial pelos 40 anos do CAPD.
“Apesar do encantamento provocado no público durante as apresentações de encerramento das oficinas de teatro do CAPD, a ideia da atividade não é formar atores, e sim ajudar os usuários na sociabilização e comunicação, melhorando a vida deles como um todo. E, além disso, mostrar que a arte e a cultura são para todos, têm uma língua universal”, afirmou o secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza.
Atendimento a 100 pessoas com deficiência
O CAPD oferece atendimento a adultos do município com deficiência física, sensorial, intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e múltiplas deficiências, com idade entre 18 e 59 anos. No local, são atendidas cerca de 100 pessoas com deficiência.
A unidade é vinculada ao Departamento de Proteção Especial (Dpes) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas). O centro-dia fica na Rua 552, nº 301, no Jardim Paraíba, e funciona de segunda a sexta-feira.