Ações resultaram em seis coletivos intermunicipais autuados e recolhidos à garagem



Uma ação do Detro-RJ nesta quarta-feira (30/04), véspera de feriado do Dia do Trabalhador 2025, abordou e fiscalizou mais de 120 ônibus intermunicipais em terminais das regiões Metropolitana, Médio Paraíba, Baixada Litorânea, Serrana e norte e noroeste Fluminense. Seis veículos chegaram a ser autuados por má conservação e problemas com certificados para tráfego, sendo recolhidos à garagem até que o problema seja resolvido.

O reforço na fiscalização teve início ainda nas primeiras horas da manhã. Fiscais abordaram ônibus da frota intermunicipal verificando a conservação de acessórios de segurança, acessibilidade e o cumprimento de portarias e legislações, como gratuidades previstas em lei.

Três multas foram emitidas por falta, rasura ou vencimento do certificado de autorização para tráfego e outras três por má conservação de coletivos, sendo duas delas por ausência ou mau funcionamento de limpadores de para-brisa e uma por falta de iluminação externa.

As ações ocorreram na Rodoviária do Rio e nos terminais rodoviários Roberto Silveira, em Niterói; o Prefeito Francisco Torres, em Volta Redonda; Alex Novellino, em Cabo Frio; Roberto Silveira, em Campos dos Goytacazes; João Paulo II, em Itaperuna; Leonel Brizola, em Petrópolis; além dos terminais de Nova Iguaçu e Norte de nova Friburgo.

Contato com a população

As ações de fiscalização do Detro-RJ utilizam dados estatísticos fixos e móveis do Centro de Tecnologia, Fiscalização e Monitoramento (CTFM) do departamento, mas o passageiro fluminense também pode contribuir para o aprimoramento do serviço. Caso você tenha alguma denúncia ou reclamação, entre em contato com nossa Ouvidoria a partir da plataforma integrada OuvERJ, no link https://www.rj.gov.br/ouverj/. Além de registrar reclamações e denúncias de forma anônima, é possível emitir sugestões, elogios e até solicitar informações.