Além da formação, objetivo do evento foi discutir propostas para um plano sobre segurança alimentar e nutricional no município
Com o objetivo de discutir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), o município de Barra Mansa recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 09, o Seminário "DHAA, SAN e SISAN: Conceitos, Desafios e Possibilidades". O evento, realizado no Parque Natural de Saudade, teve como foco a segurança alimentar e nutricional, com a finalidade de debater propostas e direcionamentos para o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN) do município, que recentemente aderiu ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Essa adesão permite à cidade participar de editais e acessar verbas federais para políticas públicas na área.
O prefeito Luiz Furlani participou da abertura do evento ao lado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Joseane Ricarte.
- Temos dois equipamentos importantes d segurança alimentar aqui no município, o Restaurante do Povo e o Café do trabalhador. Esses equipamentos proporcionam alimentos saudáveis e nutritivos. Isso é dignidade e é um direito de todo cidadão. Queremos continuar avançando nas políticas de segurança alimentar, que representam o combate à fome, o fortalecimento da agricultura familiar, a valorização dos saberes tradicionais e a luta contra os agrotóxicos – afirmou a secretária Joseane.
A presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renata Machado, ressaltou que a segurança alimentar vai além de simplesmente comer, envolve nutrir. “Isso implica a participação de muitos setores, como Assistência social, Saúde, Educação, produção e transporte dos alimentos, além de todos os envolvidos em políticas públicas que garantem o acesso a alimentos nutritivos”, destacou.
O prefeito Furlani também enfatizou que, além dos equipamentos públicos existentes, a administração municipal buscará mais políticas públicas para garantir o acesso diário à alimentação nutritiva para a população.
- Nosso governo tem um olhar mais atento para a realidade daqueles que mais precisam. Meu objetivo, como prefeito, é alcançar aqueles que ainda não foram atendidos. Quando falamos de segurança alimentar, nos deparamos com a fome todos os dias. A vontade de transformar essa realidade não tem limites em nosso município. Queremos garantir que todos tenham alimentação todos os dias e vamos buscar políticas públicas do estado para a segurança alimentar, assegurando isso aos cidadãos, diariamente – disse o prefeito.
Banco de Alimentos
Outra proposta discutida durante o seminário foi a criação de um banco de alimentos no município, que arrecadaria produções excedentes da agricultura familiar, evitando desperdícios e destinando os alimentos aos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), entidades assistenciais e creches, formando uma rede de abastecimento nutritivo. "Hoje, já contamos com o Restaurante do Povo e, com a adesão ao Sisan, podemos ter mais equipamentos para ajudar a população a vencer a fome, como o Banco de Alimentos, entre outros", afirmou a nutricionista, professora e presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), Vanessa Vasconcelos.
Também estiveram presentes na capacitação outros membros do Consea, representantes da sociedade civil, do Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região - RJ e ES, da Amicaes (Associação da Mulher, Cidadania, Ambiente e Economia Solidária), da Associação dos Produtores Familiares de Santa Rita e Região (APFAM), do Sindicato Rural, da Federação das Associações de Moradores de Barra Mansa (Fambam), do Sepe, da Igreja Sagrado Coração de Jesus e da Organização de Integração de Consciência Negra (OICN).