Plantas estão comprometidas por ação do tempo e infestação de pragas


A Prefeitura de Barra Mansa, em um esforço conjunto da Defesa Civil e das secretarias de Manutenção Urbana e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, iniciará nesta quinta-feira, dia 10, um importante trabalho de poda e corte de cerca de 10 árvores na Praça da Matriz, localizada no Centro. A decisão de realizar essa ação foi tomada após uma avaliação feita na quarta-feira (09), diante do risco iminente de queda de galhos e até mesmo das próprias árvores.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, a inspeção realizada por biólogos revelou que muitas das árvores estão infestadas por pragas, o que as deixou em condição de vulnerabilidade.
- As árvores já sofreram com ações do tempo e algumas estão ocas por dentro e com a presença de formigas, que não apenas comprometem a saúde das plantas, mas também oferecem riscos à população. A situação é preocupante, uma vez que já foram registrados episódios de queda de galhos, e a possibilidade de uma árvore cair é uma preocupação que pode trazer consequências ainda mais graves – explicou.
O coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, detalhou o processo de avaliação e as ações que serão executadas para garantir a segurança da população. "Com os laudos dos biólogos em mãos, pudemos analisar o estado das árvores e classificar o nível de risco. A segurança das pessoas que transitam pelo local é nossa prioridade", enfatizou João Vitor.
Diante dessa situação, o coordenador da Defesa Civil fez um apelo à população para que compreenda a necessidade das intervenções. "Temos um grande risco, tanto para pedestres quanto para os veículos que passam pelo local. A segurança deve vir em primeiro lugar", ressaltou.
João Vitor informou ainda que a Igreja Matriz de São Sebastião já foi comunicada sobre a gravidade da situação e o início dos trabalhos.
A interdição da Rua Monsenhor Costa terá início nesta quarta-feira, para a execução dos serviços na quinta-feira, com o impedimento de estacionamento de veículos na lateral da praça, bem como o trânsito de pessoas na própria praça.