Gestão federal pretende otimizar a prestação de serviços à população, bem como, o aperfeiçoamento do monitoramento das ações de governo. Temas foram tratados na bilateral com Rui Costa e Esther Dweck

 

Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Gestão e Inovação, Esther Dweck, tiveram uma agenda bilateral com o vice-ministro de Assuntos de Gabinete para Competitividade e Intercâmbio de Conhecimento dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Abdulla Nasser, nesta quarta-feira (11), no Palácio do Planalto. A finalidade do encontro foi dar seguimento às tratativas oficializadas em memorando de entendimento assinado pelo ministro Rui Costa e pelo ministro de Assuntos de Gabinete, Mohammad al Gergawi, em outubro deste ano, durante visita oficial.

Em linhas gerais, o governo do Brasil quer implementar plataformas que ampliam a eficiência das ações governamentais em diversas áreas. O ministro da Casa Civil afirmou que o “Brasil quer colocar em prática a digitalização”.

O pontapé desta parceria deve ser a saúde. Os Emirados Árabes possuem uma plataforma que monitora em tempo real a saúde no país: quantidade de médicos, onde faltam profissionais, medicamentos. “Para nós, ter essa plataforma à disposição pode evitar desperdício de recursos públicos e acelerar a resolução de problemas”, afirmou Costa ao explicar que o Sistema Único de Saúde (SUS) é compartilhado pelo ente federal, os estados e os municípios, por isso a unificação geral de dados seria bem-vinda.

Rui Costa informou que servidores técnicos da Casa Civil, Saúde, Gestão e Dataprev devem ir aos EAU na segunda quinzena de janeiro para um “intercâmbio” aprofundado de conhecimento técnico entre servidores. O objetivo é que em menos de 100 dias as parcerias em experiências governamentais em desenvolvimento e modernização sejam acordadas pelos líderes dos dois países e colocadas em prática.

A ministra Esther destacou como os Emirados têm feito compras públicas e em que isso serviria de expertise para o Brasil. “Vocês têm uma plataforma muito próxima daquilo que o MGI pretende desenvolver no Brasil e conhecer de perto esse funcionamento será excelente”, afirmou a ministra. Ela enfatizou o fato de em cada ministério daquele país existir uma pessoa que pensa a inovação “para não fazerem as coisas do mesmo jeito sempre”.

A plataforma “Aceleradores de Governo” também esteve entre as prioridades. Costa explicou que acelerar a entrega de programas estratégicos é um desafio posto no dia a dia da Casa Civil e conhecer os mecanismos de monitoramento e aceleração de resultados usados pelos emiradenses será bastante proveitoso”.

Na próxima semana, uma nova agenda deve ocorrer de modo online para marcar datas e identificar servidores dos dois países que deverão se encontrar e compartilhar conhecimento. 

A reunião permitiu que o vice-ministro árabe confirmasse o interesse “genuíno no trabalho conjunto” e ele transmitiu ainda a mensagem de pronta recuperação do Xeique Khaled ao presidente Lula.

Também estavam presentes na agenda bilateral o embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Saleh Alsuwaidi, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, e a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior.