Iniciativa aconteceu nesta quarta-feira (11/12), em Brasília. Linha férrea ligará Três Rios, Sapucaia e mais seis municípios mineiros


Representantes do Ministério dos Transportes, da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), da Câmara dos Deputados e de entidades públicas e privadas participaram nesta quarta-feira (11), em Brasília, da reunião de assinatura do Contrato Operacional Específico (COE) trem turístico, conectando os municípios de Três Rios e Sapucaia. 


O documento autoriza a operação da nova rota de trem de passageiros que vai ligar as duas cidades em um trecho de 36 quilômetros. “Há muitos anos as cidades de Sapucaia e Três Rios aguardam por esta obra, e esta é uma luta que travei, logo no início de meu mandato de deputado federal, junto com representantes destas regiões, o Ministério dos Transportes, e à ANTT. O trem turístico vai contribuir muito para o turismo, o entretenimento, a geração de emprego e o desenvolvimento destes dois municípios, da região Centro-Sul Fluminense e para todo o estado do Rio de Janeiro. É uma grande vitória e um sonho realizado para os moradores desta região”, comemorou o deputado Max Lemos (PDT-RJ).


A reunião contou com a presença do secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; do secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro,  dos prefeitos Joacir Barbaglio (Três Rios) e Breno Junqueira (Sapucaia), representantes da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e de entidades privadas.


“O importante é que se mantém a operação de cargas, mas dá a oportunidade a um operador privado fazer um projeto de trem turístico, que vai atender uma região do Rio e de Minas muito bonita, à beira do Rio Paraíba do Sul. É uma linha férrea que vai agregar valor econômico e melhorar a utilização do ativo ferroviário nacional”, celebrou George Santoro.


O empreendimento conta com investimento de R$ 36 milhões da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que também fará o plano de recuperação da linha férrea e o transporte de ativos da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem.


O trem turístico Rio-Minas


No projeto do trem turístico Rio-Minas, Sapucaia e Três Rios são as duas únicas cidades do Rio de Janeiro que fazem parte da conexão com Minas. No trajeto estão oito municípios e mais de 160 quilômetros, sendo o trem turístico com maior trajeto no Brasil e o primeiro a ligar dois estados.


O trem vai iniciar a viagem em Cataguases, passando por Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Chiador e Além Paraíba, em Minas, depois Sapucaia e terminando em Três Rios, já no estado fluminense.


O projeto foi iniciado em 2016. Em 2018 foi realizada uma viagem teste. Os trilhos por onde os trens vão passar foram usados para o transporte de carga, principalmente de café, no início do século XX. Durante o trajeto os turistas poderão contar com belas paisagens, elementos históricos e culturais.