Advertisement

RESENDE INTELIGENTE: PREFEITURA INAUGURA 17 PONTOS DE INTERNET GRATUITA EM ENGENHEIRO PASSOS

Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação criou uma rede sem fio a uma distância de 19 km e novo sistema vai beneficiar mais de 8 mil moradores


A Prefeitura de Resende deu mais um passo para a democratização do acesso às novas tecnologias nesta terça-feira, dia 02, com a inauguração do projeto Resende Inteligente no distrito de Engenheiro Passos. O novo serviço visa levar internet gratuita e de boa qualidade aos moradores da localidade, tornando Resende mais tecnologicamente conectada e integrando os ambientes das diferentes áreas municipais. 


Para atender ao distrito de Engenheiro Passos, utilizou-se da rede de fibra óptica de 19,5 km, que vai até a Cidade Alegria, e implementaram uma nova rede sem fio a uma distância de 19 km através de rádio comunicação, transformando a internet fibra óptica em rádio e conectando 17 espaços municipais do distrito de Engenheiro Passos ao projeto Resende Inteligente. Todo o percurso do link é de 38,5 km.


Com isso, serão mais de oito mil moradores beneficiados pela implementação de internet gratuita nas praças, departamentos públicos e áreas de lazer. 


Os locais atendidos pela expansão da rede: Administração Regional; CETEP; praças 1 e 2, da Cohab e do Centro; base do SAMU; Estação Ferroviária; Escola Municipal Augusto de Carvalho; Creche Rubens Lamin; Posto de Saúde da Família Engenheiro Passos; DPO; centros de Fisioterapia e de Especialidade Clínica; Balneário; Ginásio do Centro e Campo Society.


De acordo com a Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação, a estrutura própria da Prefeitura de Resende consiste em quase 20 km de fibra óptica lançados em 65 prédios conectados (Educação, Saúde, praças e próprios administrativos); provedor de internet para 1Gbit distribuídos entre prédios públicos e praças; um datacenter, com alta capacidade para hospedar as soluções da gestão municipal; e uma fábrica de software com 17 aplicações desenvolvidas e customizadas. 


- A instalação do novo sistema de internet do Projeto Resende Inteligente em Engenheiro Passos foi um desafio para todos, pela complexidade da ação e distância entre os pontos de conectividade dentro de Resende. Conseguimos concluir todo o processo e proporcionar mais eficiência nos serviços prestados, além de levar aos moradores uma nova perspectiva de cidadania para democratizar o acesso às novas tecnologias - disse Márcio de Souza Silvestre, superintendente municipal de Tecnologia da Informação. 


Para que os moradores consigam ter acesso a internet gratuita da Prefeitura de Resende, basta acessar a rede wi-fi no celular, tablet ou notebook e fazer um cadastro simples com usuário e senha. A internet é liberada imediatamente após a criação do login. 


- Os trabalhos são diários para melhorar e democratizar os acessos aos serviços oferecidos pela gestão municipal. O mundo muda diariamente e precisamos acompanhar as tecnologias. Proporcionar internet gratuita é uma conquista significativa. A logística do cabeamento para Engenheiro Passos era um pouco mais complexa, por se tratar de um distrito afastado do município. Por isso, nossa equipe de Superintendência de Tecnologia da Informação saiu à frente e criou um novo sistema a rádio para entregar qualidade aos moradores - finalizou o prefeito Diogo Balieiro Diniz. 


Prêmio inovaCidade 2024

Resende ficou ao lado de iniciativas de toda a América Latina e foi uma das cidades vencedoras do Prêmio inovaCidade 2024, do Instituto Smart City Business America. Entre os 43 vencedores latino americanos, apenas Resende e Niterói, do estado do Rio de Janeiro, receberam o prêmio. 


O Prêmio inovaCidade reconhece iniciativas realizadas pela administração pública, privada e entidades da sociedade civil, que contribuem para a melhoria na qualidade de vida e que tenham impactos positivos na sociedade.