Advertisement

Endividamento empresarial: confira 10 pontos de atenção

 

De acordo com o Serasa Experian, os setores com maior número de inadimplência são o de serviços, comércio e indústria


São Paulo, julho de 2024 - Mais de 6 milhões de Micro e Pequenas Empresas no Brasil encerraram o mês de março como inadimplentes, de acordo com mapeamento do Serasa Experian. O levantamento indica que as dívidas dessas organizações somam R$ 134 bilhões, com o maior número de inadimplência nos setores de serviços (54,2% do total), comércio (37,8%) e indústria (7,7%).

A atify Capital, fintech especializada em serviços de financiamento e gestão de crédito, alerta sobre a importância de manter um controle estruturado, contínuo e consistente das movimentações financeiras da empresa para evitar descapitalização e, até mesmo, falência do negócio.

Confira 10 pontos de atenção no fluxo financeiro do seu negócio:

  1. Aumento dos custos sem que se consiga elevar, também, o preço dos produtos e/ou serviços;

  2. Contas bancárias frequentemente negativas, ainda que os valores negativados sejam baixos;

  3. Falta de controle preciso dos movimentos e das previsões de entradas e saídas financeiras;

  4. Aumento do desempenho da concorrência ou a chegada de novos concorrentes ao mercado;

  5. Mudança do perfil de compra e das preferências dos consumidores habituais;

  6. Queda no volume de vendas;

  7. Aumento da insatisfação dos clientes e/ou do número de pedidos cancelados;

  8. Queda de produtividade da equipe por fatores internos ou externos;

  9. Atrasos recorrentes no pagamento de colaboradores e fornecedores; e

  10. Estagnação do crescimento do negócio.

Em momentos financeiramente desafiadores, muitas empresas acabam aderindo ao empréstimo bancário para tentar equilibrar suas contas. Segundo a atify, é preciso tomar cuidado para que o problema não vire uma bola de neve, pois essa modalidade ainda possui altas taxas e elevados custos.

Para que as organizações não precisem recorrer a recursos de terceiros, a antecipação de recebíveis tem sido uma alternativa utilizada: a empresa recebe à vista o dinheiro de uma venda de produto e/ou serviço que foi feita com pagamento a prazo. Os pagamentos a serem recebidos podem ter como devedores o cliente final ou companhias públicas e privadas.


Sobre a atify Capital

Fundada em 2020, a atify Capital é uma instituição financeira especializada em fornecer serviços de financiamento e gestão de crédito. Seu objetivo é ajudar empresas e empreendedores a terem um fluxo de caixa saudável para que possam cumprir suas obrigações financeiras, investir em inovação e manter a estabilidade operacional. 

Com um amplo portfólio, a atify Capital oferece serviços de compra e cobrança de contas a receber, adiantamento de fundos, avaliação de risco de crédito, monitoramento de pagamentos, relatórios financeiros e serviços de gestão de créditos. Oferece duas linhas de soluções financeiras, o factoring e a securitização, para viabilização de recebimento imediato das vendas a prazo; acompanhamento e assessoria administrativa; controle de cobrança de títulos ou direitos de créditos; capital de giro sem a necessidade de empréstimos ou financiamentos; e análise de risco e assessoria na concessão de créditos a clientes.