Advertisement

Escolas municipais de Volta Redonda recebem usina fotovoltaica da Light

Em parceria com a prefeitura, o projeto vai beneficiar 19 escolas com autossuficiência energética

 

A Light concluiu a obra de uma usina fotovoltaica, no bairro Roma, em Volta Redonda, em parceria com a prefeitura, beneficiando 19 escolas da rede municipal. O projeto foi viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e tem como objetivo tornar as unidades autossuficientes energeticamente.

 

A usina foi construída em um terreno em frente ao Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) e possui 828 placas fotovoltaicas, responsáveis por captar e fazer a conversão da luz do sol em energia elétrica. Esta é a terceira fase do projeto que também conta com a substituição de 609 lâmpadas por modelos de LED, mais eficientes. A primeira fase ocorreu em 2017 com a troca de 16 mil lâmpadas de 42 escolas. Já a segunda fase, ocorreu em 2019, trocando 11 mil lâmpadas de 48 escolas. Todas as fases do projeto foram selecionadas nos editais de Chamadas Públicas de Projetos da Light. Ao todo foram investidos mais de R$ 3 milhões, com a área para instalação cedida pelo governo municipal.

 

Economia, sustentabilidade e tecnologia
A iniciativa prevê uma economia de energia equivalente ao consumo anual de 722 casas populares. Além da redução nos custos de energia, a adoção da tecnologia LED, mais sustentável, evitará a emissão de mais de 102.884,25 toneladas por ano de gás carbônico (CO2), um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.

 

A Light destina de forma eficiente todos os recursos necessários para promover a implementação de projetos de eficiência energética, contribuindo significativamente para o progresso da economia da energia e para a utilização de fontes renováveis, reafirmando assim o seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas através das ODS 7 e 13.