Advertisement

Reservas de espaços em comum nos condomínios brasileiros acontecem 25% mais no primeiro trimestre

 

Com as férias escolares e carnaval, as reservas em áreas compartilhadas aumentam, é o que aponta o levantamento da uCondo, que alerta também que os atritos entre moradores podem aumentar nesse período
 

Clique Para Download

Um levantamento da uCondo, startup de gestão condominial com mais de 370 mil usuários no app em mais de 4 mil condomínios do país, mostra que as reservas em espaços comuns no primeiro trimestre acontecem 25% mais que no restante do ano. O motivo tem muito a ver com o comportamento brasileiro, onde a máxima “o ano só começa depois do Carnaval” prevalece, deixando o começo do ano com férias escolares e festas e postergando compromissos profissionais para depois do feriadão. 


Com os condomínios mais movimentados em férias e feriados, aumentam também as chances de atrito entre os moradores“Administrar o aumento do fluxo de pessoas e a organização dos eventos, enquanto asseguramos a limpeza e a harmonia, é um desafio desse período”, aponta Marcus Nobre, CEO da uCondo. “Uma medida inicial recomendável envolve o envio, por parte do síndico, de um comunicado a todos os moradores, reiterando a necessidade de reduzir o volume do som em festas nos espaços comuns e nos apartamentos a partir das 22h”, aconselha.


Para esses períodos de alta demanda dos espaços comuns, a uCondo sugere que os moradores interessados se antecipem e façam a reserva o quanto antes para não perder nenhum momento de diversão, além de, claro, respeitar todas as regras do condomínio para evitar problemas com os vizinhos. Imagine que o morador do 401 tenha reservado a área para churrasco na terça-feira de Carnaval e, chegando lá, encontre os utensílios de cozinha sujos e latas de cerveja vazias por toda parte, deixados pelo morador do 202 na segunda-feira. É a receita perfeita para um bate-boca, certo?


Se a regra é deixar o espaço limpo após o uso, a solução é uma só: limpar. Mas para a comunicação e relacionamento, a digitalização da gestão condominial pode facilitar, e muito, nessas horas. Por aplicativo, o morador pode reservar o espaço desejado, acessar as regras de uso, enviar um comunicado a todos os vizinhos sobre o evento a ser realizado, abrir um chamado de conserto caso o espaço precise de reparos, controlar o acesso dos convidados na portaria e conversar por chat individual com o síndico ou qualquer morador se surgir a necessidade.


“Centralizar as atividades em uma única plataforma simplifica a organização de eventos e o cotidiano do condomínio. Isso minimiza o estresse, substituindo discussões em grupos de WhatsApp por comunicações diretas e eficientes. Com o app, ao abrir um chamado para o síndico sobre uma infiltração, ele é imediatamente notificado e já pode encaminhar para o responsável pela resolução”, argumenta o CEO. “Esse é um ganho enorme de relacionamento dentro dos condomínios”, conclui.


Sobre a uCondo - Fundada em 2015 por Marcus Nobre (CEO) e Co-founder, Léo Mack (COO) e Co-founder, Juliano Corso (CTO) e Co-founder e Ivan Benkendorf (PM) e Co-founder, em Curitiba (PR), a uCondo é uma startup e plataforma que otimiza a operação das administradoras de condomínios, o dia a dia do síndico e dos funcionários e leva comodidade para os moradores. A uCondo se destaca no mercado por oferecer uma solução inovadora que cabe no bolso: um sistema e aplicativo de comunicação e gestão financeira completa para condomínios, conectando síndicos, administradoras, moradores, porteiros e bancos em um único lugar. A startup faz parte do Órbi Conecta, o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais, e do Cubo Itaú, em São Paulo, o mais relevante centro de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina.
 

Para saber mais, acesse o site da uCondo .