As chamadas “smart cities” têm ganhado espaço no mundo e no Brasil. A aposta é em construções inclusivas para diminuir déficit habitacional
 


O conceito de cidades inteligentes tem como premissa a utilização de tecnologias para aprimorar a infraestrutura e tornar a cidade e entorno mais eficientes e sustentáveis. Os incentivos podem ser desde soluções para transporte público, tecnologia voltada para segurança, educação, empreendedorismo, cooperatividade entre moradores e frequentadores e até mesmo hortas compartilhadas e uso de fontes de energias renováveis. Pensando nisso, alguns países passaram a incorporar tecnologias inteligentes para solucionarem algumas deficiências dentro de suas cidades.
 

A Planet Smart City, proptech ítalo-britânica líder no desenvolvimento e construção de cidades inteligentes inclusivas, oferece soluções inovadoras a preços acessíveis, com moradias pensadas nos pilares do planejamento urbano, cuidado com o meio ambiente, soluções tecnológicas e inclusão social. A companhia, com sede em Londres e escritórios na Itália, Brasil, Reino Unido e Índia, está executando um amplo plano de expansão, que inclui o lançamento de diversos projetos ao redor do mundo.
 

No Brasil, a companhia conta com projetos no Ceará, no Rio Grande do Norte e em São Paulo. “Nossa intenção é tornar o conceito de smart city cada vez mais popular, mostrando que é possível que qualquer pessoa tenha acesso a esse tipo de inovação, que transforma não só o bairro como todo o entorno. Os resultados são incríveis e em pouco tempo vemos uma sociedade vibrante, com membros que participam ativamente, atuando em prol do bem comum”, destaca a cofundadora e CEO da Planet Smart City no Brasil, Susanna Marchionni.
 

A Planet é só um dos exemplos de como cidades inteligentes podem ser o futuro da moradia. Confira abaixo cinco cidades que adotaram a tecnologia como fator transformador e têm se tornado referência no assunto:
 

Smart City Laguna
 

A Smart City Laguna é a primeira cidade inteligente inclusiva do mundo e fica localizada em São Gonçalo do Amarante, no Ceará. Ao todo, são 60 soluções inteligentes e 330 hectares. O projeto foi 100% idealizado e construído pela Planet Smart City.
 

Entre as soluções disponíveis para os moradores, está um hub de inovação, que, inclusive, ganhou um prêmio alemão de arquitetura inovadora e conta com espaços como cinema, horta compartilhada e biblioteca de objetos. Na prática, o local funciona como um ecossistema de encontro e exploração do potencial cultural e criativo dos moradores. A ideia é que eles também possam desenvolver a capacitação profissional por meio de cursos gratuitos ou de valores acessíveis.
 

É um espaço que permite a conexão entre moradores, corretores e todos que desejam trocar ideias, construir parcerias, testar novos conceitos e tecnologias.

 

- Smart City Natal, no Rio Grande do Norte: Localizada em São Gonçalo do Amarante (RN), a 20 km da capital Natal e a 8 km do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, a Smart City Natal ocupa uma área de 170 hectares e já possui 166 casas prontas e cerca de 500 pessoas morando no total.

 

- Smart City Aquiraz, no Ceará, está localizada a 20 minutos de Fortaleza. É planejada para 11 mil pessoas em uma área de 200 hectares. Devido a sua localização estratégica, Aquiraz é o município mais escolhido pelos cearenses para a segunda residência. Além de ser uma opção de lazer, as casas de veraneio possibilitam aos seus proprietários ganhos com o aluguel de temporada. Atualmente, mais de 500 moradores estão no local. Sua área está em processo de expansão, o que irá duplicar a capacidade de moradores.

 

Smart Nation – Singapura
 

Considerada a cidade mais inteligente do mundo pelo Índice de Cidades Inteligentes, criado pela Universidade de Tecnologia e Design de Singapura e pelo Instituto Internacional para o Desenvolvimento em Administração da Suíça, a cidade-Estado possui cerca de 6 milhões de habitantes e fica no sul da Malásia.
 

Em 2014, o governo começou a implementar o Smart Nation. O programa traz várias iniciativas em diversas áreas com destaque para a mobilidade, que tem o projeto Open Data para o transporte urbano. A iniciativa coletou dados anônimos de passageiros em 5 mil ônibus.
 

Com isso, foi possível descobrir os principais problemas do sistema, como baixa oferta, pouco conforto e superlotação. O resultado foi uma queda no tempo de espera e no índice de lotação dos ônibus.
 

Smart City Berlim
 

Líder mundial em mobilidade urbana de acordo com o estudo Mobility Futures, Berlim oferece uma grande variedade de tipos de transporte público, que estimulam a mobilidade ativa. Além disso, a cidade também é um modelo em mobilidade elétrica, por conta do programa BeMobility, que oferece diversas estações de recarga para carros elétricos.
 

A cidade também busca instalar sensores de veículos nos cruzamentos, que tem como finalidade abastecer uma central de dados que cuida do controle de tráfego da cidade, para buscar insights para futuras melhorias.
 

Programa que incentiva carros elétricos em Paris
 

Em Paris, é oferecido um programa que oferece até 5 mil euros para quem comprar um veículo elétrico. Além disso, o benefício também inclui carros a gás. O programa é válido na troca do carro antigo por um novo. Dependendo do veículo, é possível obter um retorno ainda maior.
 

Emissão neutra de carbono até 2025 em Copenhagen, Dinamarca
 

Copenhagen também está no topo da lista em inteligência urbana e se comprometeu em atingir a emissão neutra de carbono até 2025. Uma das soluções adotadas pela cidade quando não há trânsito nas ruas é o desligamento dos semáforos de forma automática para economizar energia. Outra solução oferecida aos moradores foi conseguir oferecer iluminação a partir da energia solar em muitos espaços públicos.

 

Sobre a Planet Smart City:

A Planet Smart City foi fundada em 2015 pelos especialistas imobiliários italianos - Giovanni Savio e Susanna Marchionni. Líder global em Cidades Inteligentes Inclusivas, a companhia tem sede em Londres, com escritórios na Itália, Brasil, Reino Unido e Índia. No Brasil, a companhia conta com projetos no Ceará, no Rio Grande do Norte e em São Paulo.